Publicada em 26/09/2024 às 14h17
Porto Velho, RO – O Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) anunciou o adiamento do debate entre os candidatos à prefeitura de Porto Velho, que seria realizado no dia 26 de setembro de 2024. A decisão ocorreu após uma solicitação da Polícia Militar, que informou a impossibilidade de fornecer policiamento adequado para o evento, devido à previsão de um comício com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro na capital no mesmo dia.
De acordo com o comunicado oficial do Cremero, divulgado em vídeo por um de seus representantes, a informação sobre a falta de segurança foi recebida por volta das 13 horas do dia 25 de setembro. “Ontem, no dia 25, recebemos uma da tarde um ofício do Comandante-Geral da Polícia Civil e a informação da Secretaria de Segurança que não haveria segurança para o evento de hoje. Não haveria carros e equipe para que fizesse a segurança aqui do nosso debate”, afirmou o representante. O motivo principal foi a chegada de Bolsonaro e sua esposa, Michele Bolsonaro, para um evento político que mobilizaria cerca de 30 mil pessoas na Avenida Santos Dumont, segundo dados da Polícia Militar.
O ofício enviado pela Polícia Militar, assinado pelo Comandante-Geral Regis Wellington Braguin Silverio, destaca que a corporação está envolvida em várias operações simultâneas de segurança, como o combate ao crime organizado e ações de prevenção a queimadas em todo o estado. O comandante explicou que o planejamento do evento político na Avenida Santos Dumont requer "um esforço concentrado de tropas ostensivas", sendo necessário adiar o debate para garantir a segurança de todos os envolvidos. “Solicito a mudança da data do evento, para que a Polícia Militar possa atendê-lo sem comprometer os demais atendimentos, de maneira a não expor a população", afirmou o ofício.
Diante dessa situação, o Cremero propôs aos candidatos que decidissem se aceitariam realizar o debate sem policiamento ou se preferiam adiar o evento. “Fizemos um documento para informar aos candidatos se eles abririam mão da segurança para fazer o debate”, explicou o representante. Apenas dois candidatos, Euma e Benedito, optaram por manter o evento no dia 26, enquanto os candidatos Ricardo Frota, Samuel Costa, Célio Lopes e Mariana Carvalho manifestaram-se favoráveis ao adiamento para o dia 2 de outubro. O candidato Léo Moraes não havia se pronunciado oficialmente até o momento do comunicado.
Com base na maioria dos votos, o Cremero decidiu adiar o debate para a próxima quarta-feira, dia 2 de outubro, no mesmo horário. “Respeitando assim um processo justo e limpo, vamos mudar, adiar o debate que seria hoje para semana que vem", confirmou o representante, que destacou que a estrutura para o evento já estava montada, mas que, "infelizmente, por conta desses eventos, tivemos que adiar".
CONFIRA:
VEJA: