Publicada em 04/09/2024 às 09h44
O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) está envolvido na busca por soluções para a crise hídrica que afeta o estado de Rondônia, uma situação crítica que ameaça o funcionamento de empresas e o bem-estar da população. O discurso foi feito na tarde desta terça-feira (3) pelo parlamentar na tribuna do plenário Lúcia Tereza Rodrigues dos Santos, da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero).
Recentemente, o deputado estadual Cirone Deiró recebeu um alerta preocupante de diretores da empresa Avenorte, localizada em Espigão do Oeste. "A empresa é responsável por mais de mil empregos diretos na região e está enfrentando sérios problemas devido à escassez de água, o que está colocando em risco sua capacidade de operação", lembrou.
Diante desse cenário, Cirone Deiró sugeriu uma proposta para aliviar a crise: a construção de uma barragem no rio Barão de Melgaço. "Essa barragem não apenas ajudaria as empresas assim como para resolver o problema de abastecimento de água no município de Espigão do Oeste e na região", frisou.
Cirone Deiró propôs que a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) estabeleça uma parceria com o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) para tornar esse projeto uma realidade. A ideia é que a Caerd interceda junto à Casa Civil e ao DER para facilitar a construção do reservatório, que seria uma solução crucial para a crise hídrica enfrentada na região.
Além das questões relacionadas ao abastecimento de água, o estado de Rondônia também está lidando com um incêndio devastador que afeta a região Amazônica. Cirone Deiró frisou que há um fundo disponível proveniente de países europeus destinado à preservação da Amazônia. "A mobilização desses recursos é fundamental para combater os incêndios e proteger o meio ambiente", ressaltou.
Na ocasião, o deputado estadual fez um reconhecimento ao trabalho do governador, coronel Marcos Rocha (União Brasil), que, diante da gravidade da situação, criou um gabinete de crise para buscar soluções para o combate das queimadas e outros problemas associados à crise hídrica. No entanto, Cirone Deiró enfatizou que o estado está enfrentando uma das fases mais difíceis de sua história, com hospitais sobrecarregados e a necessidade urgente de apoio federal.
"A crise está afetando gravemente nossa infraestrutura e logística, resultando no cancelamento de voos e sobrecarregando nossos hospitais, que estão lotados de pacientes e carecem de uma resposta rápida e eficaz. É crucial que o Governo Federal ofereça assistência urgente, pois nossa população precisa de apoio imediato para superar esses desafios críticos.", encerrou.