Publicada em 20/09/2024 às 14h01
2026 – As eleições municipais (prefeito, vice e vereador) serão realizadas em outubro próximo, mas as gerais de 2026 já estão sendo “costuradas” por lideranças políticas regionais. O deputado federal mais bem votado de Rondônia em 2022, Fernando Máximo (UB) com 85.596 votos estaria deixando o União Brasil e se ajustando com o ex-governador Ivo Cassol, que preside o PP no Estado. Máximo foi “podado” pelo presidente regional do UB, Júnior Gonçalves de uma candidatura a prefeito de Porto Velho nas eleições deste ano, e não está satisfeito no partido. Comentários nos bastidores da política garantem que ele está formando uma dobradinha com Cassol, que estará elegível para as eleições de 2026 e concorrer a governador com Máximo ao Senado. Quem viver verá...
Vilhena – Com as eleições chegando aumentam os trabalhos dos candidatos em busca do voto e garantir a vitória. Vilhena, município de maior importância social e econômica do Cone Sul promete eleições equilibradas, apesar de o prefeito, Flori Cordeiro (Podemos) ganhar terreno nas últimas semanas, porque conseguiu agregar mais lideranças que a adversária, Raquel Donadon (PSD). Flori foi eleito em 2022, em eleição suplementar, após afastamentos de o prefeito Eduardo Japonês e da vice Patrícia da Glória, ambos do PV, cassados pela Justiça Eleitoral. Apesar de o aparente favoritismo de Flori, não se pode ignorar a liderança da Família Donadon, que sempre foi uma força política no Cone Sul. O PT também concorre na sucessão municipal com o jornalista Alan Souza, uma opção para o eleitor de esquerda, pois Flori e Raquel são candidatos com fortes ligações com a direita.
Assassino – A prisão do matador do dentista de Vilhena, Clei Bagattini é uma questão de honra para as polícias (Civil e Militar) de Rondônia. Bagattini foi morto em seu consultório, a tiros, após o autor dos disparos se passar por cliente e marcar consulta. O assassino é Maico da Silva Raimundo, que vem driblando as polícias desde Vilhena e estaria embrenhado em uma mata no interior da região polarizada por Jaru. Na terça-feira (17) ele chegou em um sítio às imediações de Colina Verde, distrito de Governador Jorge Teixeira, manteve duas pessoas reféns e mandou a outra ir em uma pequena mercearia na estrada comprar alimentos e analgésicos. Ele está ferido à bala em confronto que teve com a polícia, antes de se embrenhar na mata.
Fumaça – Na quinta-feira (19) em várias regiões de Porto Velho ventou bastante, inclusive, em alguns bairros e no centro mais na Zona Sul. Apesar de chuviscar em pontos específicos, a esperada chuva não chegou. A ventania deixou alguns setores da cidade com destelhamentos, mas sem consequências e nem pessoas feridas. Rondônia está no Verão Amazônico, quando durante meses, pouco chove. Ocorre, que desde fim o Inverno Amazônico (meses de chuvas diárias) elas não chegam e, a longa estiagem continua provocando sérios problemas à população. Os rios estão secando, inclusive o Madeira, que está com navegação noturna vetada e diurna comprometida com problemas de abastecimento da população ribeirinha, inclusive de água potável, pois os poços também secaram. A situação é crítica com muita fumaça devido às queimadas criminosas, desabastecimento regional e muito fogo, que também destrói a fauna e a flora. A crise hídrica e a estiagem são preocupantes.
Rebanho – Porto Velho tem hoje o terceiro maior rebanho bovino do País. Perde somente para São Felix do Xingu-PA (2,4 milhões de cabeças) e Corumbá-MS (2,1 milhões de animais). A capital de Rondônia tem cerca de 1,7 milhão de cabeças. Além de Porto Velho, o Estado tem mais 18 municípios entre os cem maiores rebanhos bovinos do País, como Nova Mamoré (1,04 milhão) de cabeças. Em nível de Estado, Rondônia está na sexta colocação em termos de rebanho bovino, hoje em torno de 18 milhões de cabeças. Machadinho do Oeste é hoje o maior produtor de leite do Estado e tem 1,6 mil propriedades envolvidas na atividade. Porto Velho está em segundo com 1,3 mil, e Jaru, que durante anos liderou a produção de leite no Estado, hoje tem 1,1 mil propriedades envolvidas com a produção.
Respigo
Aumenta a cada dia a campanha política em Porto Velho onde sete candidatos estão na disputa da sucessão municipal. Quatro deles (Mariana Carvalho-UB, Léo Moraes-Podemos, Célio Lopes-PDT e Euma Tourinho-MDB) estão com mais chances de sucesso +++ Mariana lidera as pesquisas, inclusive com chances de vencer no primeiro turno. Mas os catedráticos em política regional garantem, que teremos segundo turno com Mariana e um dos três nomes citados +++ E o Flamengo anêmico de Tite, deu vexame na noite de quinta-feira (19) com o Maracanã lotado na derrota para o Peñarol pela Libertadores da América. O time uruguaio fez um a zero no primeiro temo e conseguiu segurar o placar +++ O jogo de volta será na quinta-feira (26) em Montevidéu. E o Peñarol dependerá de um empate para se classificar para a semifinal +++ As pesquisas que serão publicadas nas duas próximas semanas trarão um espelho mais visível da realidade do processo eleitoral em Porto Velho e nas principais cidades do interior. É que os eleitores já irão definindo em quem votará no dia 6 de outubro.