Publicada em 03/09/2024 às 14h55
Vereador – Profissional especializado na compra e venda de veículos novos e usados em Porto Velho e participante ativo nos bastidores da política, Jeferson Magalhães (PDT) está em busca de uma das 23 vagas na câmara de vereadores da capital. Jeferson vem trabalhando forte em busca dos votos na capital, bairros, e centro e também nos distritos, onde estão concentrados boa parte dos cerca de 360 mil eleitores em condições de votar nas eleições municipais (prefeito, vice e vereador) de outubro. Jeferson também tem o apoio do deputado estadual Jean Mendonça (PL-Pimenta Bueno), que foi muito bem votado na capital nas eleições de 2022, quando ele foi reeleito para mais um mandato no Legislativo estadual.
Expobib – Uma das feiras-exposições mais importantes de Rondônia inicia hoje (3), no Parque de Exposições Sebastião Franco da Rocha com atrações como a feira agrotecnológica da região. A expectativa e de parque lotado todos os dias, para a 39ª Expopib, devido as atrações das mais diversas que estarão se apresentando na arena como rodeio, concurso leiteiro, shows artísticos, prova dos Três Tambores, Team Roping. Os shows artísticos terão hoje (3) Bruno e Barreto Jads, Jadson na sexta-feira (6) e no encerramento da Expopib o Grupo Djavu. A entrada é livre, inclusive nos dias de shows. O deputado Jean Mendonça (PL), de Pimenta Bueno, destinou emenda de 750 mil para a realização da Expopib.
Emergência – Foi decretada situação de emergência pela Prefeitura de Porto Velho, cidade identificada como a de pior qualidade do ar no Brasil. Decreto municipal assinado pelo prefeito Hildon Chaves (PSDB) declara situação de emergência ambiental no município. Porto Velho tem extensão territorial maior que vários Estados e muitos países e, devido a severa estiagem resultando em focos de incêndios em várias regiões, foi publicado o decreto em busca de amenizar a situação que é das mais críticas devido a fumaça nas áreas urbana e rural. Somente em estradas vicinais são mais de 7 mil quilômetros. As queimadas criminosas provocam queimadas devastadoras do meio ambiente, destruindo plantações e comprometendo a fertilidade do solo, qualidade das águas, porque matas ciliares e córregos estão desaparecendo, fatos que contribuem para a piora da qualidade do ar.
Emergência II – Nos hospitais e pronto socorros, não somente na capital, mas também no interior aumentam afetando mais crianças, idosos e pessoas com morbidades. A visibilidade nas estradas vicinais, rodovias margens do pouco que resta dos rios, que estão secando, foi afetada contribuindo para aumento dos acidentes. O decreto foi publicado de forma oportuna, apesar de as muitas dificuldades para que a situação seja regularizada, o que ocorrerá somente com as chuvas, que normalmente chegam em outubro, a municipalidade está investindo de forma prioritária na preservação da saúde da população, que está padecendo com os Céus de Rondônia diariamente tomados pela fumaça, inclusive com o tráfego aéreo comprometido, com os voos no aeroporto Jorge Teixeira sendo cancelados.
Fogo – Em Vilhena, a situação é crítica com relação as queimadas criminosas, e não é diferente das demais regiões de Rondônia, que convive há semanas com os Céus cobertos de fumaça. O comandante do Corpo de Bombeiros do município, CB Viviani Oliveira, disse ao site “Extra de Rondônia”, com sede em Vilhena, que nos últimos dias foram realizados 64 combates e incêndios em vegetação, que polui a cidade. Segundo o comandante Viviane, a fumaça não é originária, apenas, dos incêndios locais, mas que os ventos (a região de Vilhena é muito alta) e também do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, região do Pantanal. Também está se concentrando em Vilhena fumaça de Cabixi, na divisa com o Mato Grosso e Bolívia, região próxima a Pimenteiras. Segundo o tenente Viviane, 95% dos incêndios em Vilhena têm origem criminosa.
Respigo
Bruno e Barreto se apresentam à noite de hoje (3) no palco da 39ª Expopib, em Pimenta Bueno. É a maior feira agropecuária e tecnológica da região com encerramento no sábado (7) +++ A Assembleia Legislativa (Ale) tem sessão ordinária hoje (3), às 15h. A partir desta semana as sessões que eram realizadas às terças-feiras e quartas-feiras ficam limitadas a uma, somente às terças-feiras +++ É que os parlamentares estão empenhados na campanha política na capital e interior +++ Os deputados são fundamentais na luta dos candidatos a prefeito, vice e vereador nas eleições de outubro próximo. As sessões únicas na semana estão previstas, inclusive para o segundo turno, caso seja necessário, com possibilidade de ocorrer somente em Porto Velho +++ Estava prevista chuva para Porto Velho na tarde de hoje (3). Mas até o fechamento da coluna, por volta das 14h à fumaça predominava.