Publicada em 13/09/2024 às 15h29
A candidata a prefeita de Porto Velho, Mariana Carvalho, reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável ao comentar a assinatura, nesta semana, da ordem de serviço para a pavimentação do Trecho Charlie da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho. Com a licença ambiental já emitida, o trecho de 52 km (do km 198 ao 250) começará a ser pavimentado, marcando um avanço relevante na integração rodoviária entre as duas capitais.
Mariana, além de reconhecer a importância da BR-319 para a economia regional, enfatizou que essas obras devem considerar os impactos ambientais e ajudar a mitigar a crise climática que já afeta gravemente Rondônia, especialmente Porto Velho. “A pavimentação da BR-319 é uma grande vitória para a logística e mobilidade de nossa região. No entanto, também precisamos enfrentar os desafios climáticos que estão agravando as secas, isolando nossas comunidades ribeirinhas e prejudicando o meio ambiente”, afirmou.
Recentemente, Mariana Carvalho manifestou preocupação com relação ao enfrentamento da crise hídrica em Porto Velho e em todo o estado de Rondônia. Seu irmão, o deputado federal Maurício Carvalho, atuou diretamente junto aos órgãos ambientais federais, pedindo apoio emergencial para combater os efeitos da estiagem e das queimadas. A crise hídrica tem isolado comunidades ribeirinhas e causado danos à saúde pública devido à fumaça das queimadas, uma preocupação crescente para a candidata.
Para Mariana, a retomada das obras da BR-319, somada às medidas ambientais emergenciais, precisa ser acompanhada de uma visão de longo prazo. “Precisamos de uma abordagem equilibrada que promova o desenvolvimento da nossa infraestrutura e, ao mesmo tempo, proteja nossos recursos naturais. Não podemos fechar os olhos para os impactos da crise climática, que já estão aqui, afetando diretamente nossa população”, destacou.
A BR-319, cujo projeto original data de 1968, representa um elo estratégico para o desenvolvimento econômico e social da região Norte, sobretudo para os estados que fazem parte de seu percurso, como Rondônia e Amazonas. Com investimentos anunciados de R$ 157,5 milhões para a pavimentação do Trecho Charlie, a rodovia promete ampliar a conexão entre Manaus e Porto Velho, melhorando o acesso a serviços e suprimentos.
“Nosso compromisso é com a construção de uma cidade e um estado que possam crescer com responsabilidade, preservando nossas riquezas naturais e assegurando um futuro digno para as próximas gerações”, finalizou Mariana.