Publicada em 24/09/2024 às 14h25
Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida dos moradores das Unidades de Conservação (UC), o governo de Rondônia está garantindo o fornecimento de energia elétrica para os moradores tradicionais, por meio da instalação de placas solares. Entre os dias 18 e 23 de setembro, foi concluído o atendimento na Reserva Extrativista (Resex) Maracatiara, e também foram atendidas famílias das Resex Massaranduba, Garrote, Castanheira, Roxinho e Freijó, nos municípios de Machadinho d’Oeste e Vale do Anari.
No mês de agosto, os comunitários da Resex Aquariquara, em Vale do Anari, também receberam o atendimento. A ação, realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), faz parte do Programa do governo federal “Mais Luz para a Amazônia”, que visa levar energia limpa e renovável às comunidades que, por muito tempo, ficaram sem acesso a esse serviço. A iniciativa, é coordenada por técnicos da Coordenadoria de Unidade de Conservação (CUC) e representa um avanço significativo para inclusão social e econômica das comunidades, proporcionando melhores condições para o desenvolvimento de atividades diárias e incentivando práticas sustentáveis.
O projeto permite a melhoria de serviços essenciais, como saúde e educação, além de fomentar o empreendedorismo local e contribuir para preservação do meio ambiente. A chegada da energia traz novas oportunidades e abre caminho para um futuro mais promissor para os moradores das Unidades de Conservação, assegurando o desenvolvimento sustentável e a inclusão social nas comunidades da Amazônia. O avanço foi possível graças à colaboração das associações locais e outras organizações, mas principalmente pela resiliência das famílias que, mesmo diante das adversidades, permaneceram nas áreas de conservação e agora, estão recebendo acesso à energia.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A parceria representa a garantia de dignidade e inclusão para as comunidades tradicionais que há tanto tempo aguardavam por esse serviço essencial. O trabalho do governo de Rondônia é promover o desenvolvimento sustentável, respeitando a cultura e os modos de vida das populações, levando melhorias concretas que transformem a vida de cada família que vive nas Unidades de Conservação do estado.
De acordo com o coordenador da CUC, Daniel Santos de Souza, o fornecimento de energia solar representa um progresso significativo na sustentabilidade das Unidades de Conservação. “Por meio do “Mais Luz para a Amazônia”, a instalação das placas de energia solar já está atendendo cerca de 70 famílias moradoras da Resex Rio Pacaás Novos, em Guajará-Mirim. A programação das novas instalações nesta e em outras reservas está a cargo da empresa concessionária de energia, que precisará contar com o auxílio das associações representativas dos moradores tradicionais”, explicou.
O secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, ressaltou que a entrega dos kits de energia solar reafirma o empenho da gestão estadual com o desenvolvimento sustentável das Unidades de Conservação. “Além disso, estamos buscando novos projetos que visam melhorar ainda mais a qualidade de vida dos extrativistas, como a obtenção de poços artesianos, melhoria das estradas de acesso, fortalecimento da produção de borracha e entrega de kits para extração e coleta de látex, entre outras iniciativas.”