Publicada em 10/09/2024 às 15h46
Um dia após o anúncio de Kate Middleton, de que havia encerrado com sucesso seu tratamento de quimioterapia, seu marido, Príncipe William, participou de um compromisso oficial e falou pela primeira vez sobre as boas notícias.
O herdeiro do trono inglês visitou Llanelli, no País de Gales, nesta terça-feira (10) e recebeu muito carinho dos súditos. Ao conversar com Pauline Thomas, uma idosa de 74 anos, que comemorou a recuperação da princesa, ele afirmou:
"São boas notícias, mas ainda há um longo caminho a percorrer".
Muito sorridente, durante as visitas que fez pela cidade, o príncipe ouviu muitas felicitações pela saúde da mulher e recebeu várias cartas endereçadas para ela. Uma delas com a seguinte mensagem: "Para a nossa linda Princesa de Gales".
"Escrevi um cartão de melhoras, falando como estou muito feliz em ver que ela está melhorando, o quanto todos nós a amamos e o quão linda ela e sua família são", contou Jane Stoneman, de 61 anos.
Em uma mensagem por vídeo divulgada nesta segunda-feira (9) Kate Middleton afirmou ter concluído a quimioterapia à qual havia sido submetida para tratar um câncer.
No vídeo, em que aparece ao lado do marido, o príncipe William, e os três filhos do casal em um bosque, a princesa de Gales disse também que retomará em breve, parcialmente, a agenda de atividades públicas, que interrompeu no início do ano ao ser diagnosticada com câncer.
"Não posso dizer a vocês o alívio que é finalmente completar meu tratamento de quimioterapia. Os nove últimos meses foram muito difíceis para nós como família. A vida como a conhecemos pode mudar em um instante, e tivemos que encontrar uma forma de navegar as águas agitadas", declarou a princesa de Gales.
Na mensagem, a princesa de Gales, de 42 anos, disse também que, embora tenha completado a quimioterapia, "meu caminho pra a cura e para a total recuperação é longo". "No entanto, estou animada para voltar ao trabalho e ter alguns compromissos públicos nos próximos meses".
Desde que anunciou que estava com câncer, Kate Middleton apareceu publicamente duas vezes: em junho, ao comparecer ao desfile pelo aniversário do rei Charles III, e em julho, quando assistiu ao jogo final do torneio de tênis de Wimbledon, no Reino Unido.
"A jornada (de tratamento) de câncer é complexa, assustadora e imprevisível para todos, especialmente para as pessoas próximas. Com humildade, também nos coloca cara a cara com nossas próprias vulnerabilidades de uma forma que nunca consideramos antes, e com uma nova perspectiva sobre tudo".
"Apesar de tudo o que aconteceu antes, entro nesta nova fase de recuperação com um renovado senso de esperança e apreciação pela vida. William e eu somos muito gratos pelo apoio que recebemos e tiramos grande força de todos aqueles que estão nos ajudando neste momento. A gentileza, empatia e compaixão de todos têm sido verdadeiramente dignificantes".
A princesa de Gales foi diagnosticada com câncer no início do ano. Após uma internação para uma operação no abdome e um período sem aparecer publicamente que gerou uma enxurrada de especulações sobre seu paradeiro, Kate Middleton anunciou em março, também em um vídeo, que havia sido dignosticada com a doença e que começaria a quimioterapia.
O tipo de câncer e o estágio da doença não foram revelados.
Um mês antes, o Palácio de Buckingham havia anunciado que o rei Charles III, sogro de Kate Middleton, tem câncer. O tipo de tumor do monarca também não foi divulgado. Semanas antes, ele foi submetido a uma cirurgia de próstata.
Desde então, Charles III também suspendeu parcialmente a agenda de atividades públicas e segue despachando de uma residência da família.