Publicada em 02/09/2024 às 14h58
O Projeto IFROatleta Cidadão, desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), vem oferecendo oportunidades de prática esportiva a estudantes de escolas públicas e privadas. Acompanhado por profissionais que tiveram sua data comemorativa nesse domingo, 1º de setembro (Dia do Profissional de Educação Física) o IFROatleta Cidadão prepara novidades para o próximo ano.
Com foco em promover saúde, qualidade de vida e bem-estar, o projeto é realizado por profissionais de Educação Física e por colaboradores, buscando a formação de cidadãos saudáveis e conscientes de seu papel na sociedade. Atualmente as atividades contemplam modalidades esportivas como futsal, futebol, voleibol, handebol, basquetebol e atletismo, direcionadas a adolescentes de 13 a 17 anos.
Segundo o Coordenador-Geral do Projeto IFROatleta Cidadão, Olakson Pedrosa, novas modalidades serão implantadas a partir de 2025. “Devido às demandas apresentadas, iremos ampliar o projeto com novas modalidades como xadrez, natação e judô, visando a atender novos atletas no próximo ano. Na oportunidade quero parabenizar os colegas profissionais de Educação Física que comemoram seu dia neste 1 de setembro”. Pedrosa explica ainda que as práticas esportivas do projeto ocorrem nos campi do IFRO ou em parceria com a gestão municipal e estadual, alcançando até comunidades indígenas e ribeirinhas em regiões remotas de Rondônia, promovendo interação e integração por meio do esporte.
“Eu, como uma profissional de educação física, tenho consciência de que nossa atuação ajuda na manutenção da saúde, na qualidade de vida do indivíduo e, também, proporcionamos o lazer, um dos direitos fundamentais que constam na nossa Constituição. Para nós, atividade física, o esporte, o lazer, contribuem para uma sociedade igualitária, saudável, que todos possam entre si ter a possibilidade de desenvolvimento e crescimento humano”, destacou a Coordenadora do IFROatleta Cidadão do Polo Guajará-Mirim, Claudete Marques das Neves.
No Polo Ji-Paraná o projeto vem sendo desenvolvido nas modalidades de atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol e voleibol tanto no primeiro distrito quanto no segundo distrito. O polo atende ainda, na modalidade futebol, as comunidades indígenas das aldeias PAYGAP e ITERAP. São mais de 200 alunos matriculados e é de fundamental importância, pois a prática de esportes, entre outros benefícios aumenta a capacidade cognitiva dos alunos e alunas, e proporciona benefícios a saúde dos participantes do projeto, gerando um espírito de cooperação e socialização na busca de formação de cidadãos críticos e responsáveis pelos seus atos, fortalecendo uma sociedade mais justa e igualitária.
Cada modalidade é coordenada por educadores físicos com vasta experiência, que atuam dando segurança de um trabalho de qualidade na execução das atividades. O Professor Edivan Carlos da Cunha, Coordenador do Projeto IFROatleta Cidadão em Ji-Paraná, agradeceu internamente o apoio recebido para concretização do projeto em Rondônia, destacando que vem sendo desenvolvido “um belo trabalho na educação e no esporte do nosso estado fortalecendo a nossa sociedade”.
A data de 1º de setembro é dedicada ao Professor de Educação Física, profissional que promove a saúde e a qualidade de vida da população. A data foi escolhida por ser a mesma em que a profissão foi regulamentada, em 1998, quando foram criados os conselhos estaduais e federal de educação física.