Publicada em 20/09/2024 às 09h45
Recuperação de Solos, Minas e Nascentes, juntamente com Plantio de árvores em areas de APPs são ações fundamentais para combater a crise hídrica em Rondônia. O estado enfrenta hoje uma grave crise hídrica, com a escassez de água se tornando cada vez mais evidente. Uma das soluções para este problema é a recuperação de minas e nascentes, que são fontes importantes de abastecimento de água para população.
Neste cenário preocupante, o município de Primavera de Rondônia realizou um dia de campo sobre a recuperação de nascentes em parceria com o CIMCERO, a Prefeitura de Cacoal (Projeto Renascer das Águas) e o projeto Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Floresta.
O evento aconteceu na última quinta feira (19), no distrito de Querência do Norte e teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e da recuperação das fontes de água, incentivando a adoção de práticas sustentáveis para garantir a disponibilidade de água de qualidade para as futuras gerações.
Durante o dia de campo, os participantes puderam aprender técnicas de recuperação de nascentes e plantio de árvores nativas, contribuindo assim para a revitalização dos recursos naturais e para a proteção da biodiversidade local.
“A iniciativa é um passo importante para enfrentar a crise hídrica que assola a região, mostrando que ações coletivas e sustentáveis são fundamentais para garantir um futuro mais equilibrado e sustentável para todos”, afirma a secretária de Meio Ambiente, Rosana Santos.