Publicada em 17/09/2024 às 16h23
O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) e da Seção de Atenção à Saúde (SEAS), realizou, nesta terça-feira (17/9), o evento “Roda da Vida – Amar Elos: Saúde Mental e as Várias Áreas da Vida”, no edifício-sede da Instituição, em Porto Velho.
A atividade integra a campanha institucional “Setembro Amarelo”, que visa promover a saúde mental e o bem-estar dos integrantes do MPRO. O evento foi conduzido pela neuropsicóloga Elaine dos Santos Duda Maio e contou com transmissão simultânea pelo Microsoft Teams para as promotorias localizadas no interior do estado.
Campanha
O Secretário-Geral do MPRO, Promotor de Justiça Tiago Lopes Nunes, destacou a relevância do tema da saúde mental na atualidade e enfatizou o compromisso da Instituição em intensificar ações voltadas para essa política pública. “Que possamos contribuir para a construção de um ambiente saudável, que proporcione acolhimento e segurança a todos os nossos integrantes”, afirmou o Secretário-Geral.
A campanha “Setembro Amarelo” do MPRO busca conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde mental, romper o silêncio em torno do tema e oferecer suporte àqueles que necessitam.
A Chefe do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas, psicóloga Amanda Souza de Oliveira Cabral, reforçou a importância do diálogo institucional sobre o assunto. “O Setembro Amarelo tem como missão psicoeducar nossos servidores, membros e todos que fazem parte do Ministério Público do Estado de Rondônia, ajudando-os a identificar, de forma precoce, qualquer possibilidade de adoecimento”, ressaltou Amanda.
Dinâmica de Autoavaliação
Durante o evento, a neuropsicóloga Elaine dos Santos Duda Maio conduziu uma dinâmica de autoavaliação utilizando a “Roda da Vida”. A atividade proporcionou aos participantes uma visão geral de suas vidas, dividindo-as em quatro áreas: pessoal, profissional, relacionamentos e qualidade de vida. Essa reflexão ajudou cada pessoa a identificar os aspectos que necessitam de maior atenção.
A transmissão ao vivo do evento para as promotorias do interior do estado via Microsoft Teams permitiu que todos os integrantes do MPRO, independentemente da localização, pudessem participar e aproveitar as discussões e atividades realizadas na capital.
Onde buscar ajuda?
Membros, servidores, estagiários e demais integrantes do MPRO podem buscar apoio na Seção de Atenção à Saúde (SEAS) e no Sistema de Apoio ao Integrante (SAPI). Além disso, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece suporte pelo telefone 188, o SAMU atende emergências pelo número 192, e há a possibilidade de solicitar socorro nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24h e em hospitais.