Publicada em 11/09/2024 às 14h32
O Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário do Estado de Rondônia (SINJUR) realizará Assembleia Geral Ordinária no dia 12 de setembro de 2024 para consultar seus filiados sobre a possível filiação à Pública Central do Servidor (publica.org.br), sobre a criação do conselho dos ex-presidentes do SINJUR e sobre a homenagem “post mortem” ao Técnico Judiciário falecido Fábio Alcaraz Delgado.
Recentemente o SINJUR participou como observador do III Congresso Extraordinário da Pública, cujo tema foi “O papel da Pública na organização institucional e política dos servidores públicos brasileiros”. O evento teve como foco a articulação e representação dos servidores públicos em um cenário de constante mudanças e desafios para a categoria.
O objetivo da participação visava buscar parceria para fortalecer a entidade sindical, sob uma rede de proteção jurídica e política, além de atuar ativamente nas questões relacionadas à recuperação de direitos suprimidos, como os perdidos durante a pandemia pela Lei Mansueto e a gradual extinção da contribuição previdenciária sobre a remuneração dos servidores aposentados, que são as duas principais linhas de atuação no momento da entidade.
A comitiva do SINJUR contou com a participação de diversas lideranças e representantes do sistema diretivo de todo o estado de Rondônia e, ao final dos trabalhos, o presidente do Sinjur, André Coelho, convocou uma reunião com os congressistas, quando foram debatidas as percepções sobre a atuação da Pública com a lavratura de uma ata (em anexo).
A entidade foi descrita como forte, coesa e multipartidária, com grande trâmite político no Congresso Nacional e no Executivo, além de contar com assessoria jurídica especializada em Brasília, sem qualquer custo, a disposição das entidades filiadas.
A Pública, fundada em 2015, reúne lideranças municipais, estaduais e federais de todos os Poderes, e sua missão principal é a defesa dos servidores públicos em um cenário exclusivo para suas necessidades e demandas.
O presidente da Pública, José Gozze, que é servidor público aposentado do Poder Judiciário do Estado de São Paulo, possui amplo acesso a autoridades federais, tanto do Congresso Nacional, quanto do Executivo, inclusive, participou da equipe de transição do atual governo 2022 – 2023.
Será discutida a criação de um conselho de ex-presidentes do SINJUR, que visa integrar de forma institucionalizada a participação desses servidores que muito contribuíram para que o sindicato pudesse chegar hoje ao local de destaque no âmbito estadual, além de contar com o vasto conhecimento de seus antigos mandatários, reconhecendo todo o trabalho e dedicação a frente da nossa instituição sindical.
Será colocada ainda na consulta aos servidores a homenagem “post mortem” ao técnico judiciário Fábio Alcaraz Delgado, falecido durante as ultimas eleições sindicais, cujo proposta é dar nome ao auditório da sede sindical de Porto Velho. O servidor em questão era um excelente profissional, muito querido e admirado no meio dos sindical. Foi professor universitário e de cursos preparatórios para concursos, participando diretamente da preparação de centenas de servidores que hoje compõem o quadro funcional do TJRO espalhados por todo o estado.
Cabe destacar ainda que o mesmo sempre foi muito ativo na política sindical, sempre buscando o melhor para a categoria, inclusive teve papel fundamental nas eleições sindicais de 2011, quando foi eleito Diretor Jurídico para o triênio 2012/2014.
Link para votação assembléia dia 12/09/2024:
https://votacao.sinjur.org.br/desfiliacaofiliacao
ATA DE REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO SISTEMA DIRETIVO
Ata Publica 04-08 (1)
EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL
Diario_Publicacao_edital_Publica