Publicada em 17/09/2024 às 16h21
Como parte do esforço contínuo para fortalecer a segurança da informação e proteger os dados sensíveis de servidores e jurisdicionados, o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) promove, no dia 23 de setembro de 2024, um treinamento sobre privacidade e proteção de dados. A iniciativa faz parte do Plano de Comunicação desenvolvido em atendimento à Resolução n. 363 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa adequar o Tribunal às normas de proteção de dados vigentes no país.
O treinamento será conduzido por Christian Bachmann, especialista em Tecnologia e Segurança da Informação do escritório Pironti Advogados, empresa responsável por prestar o suporte técnico necessário para a implementação das práticas de segurança no TJRO. O evento ocorrerá das 10h às 11h, e tem como objetivo capacitar magistrados e servidores para lidar com os desafios contemporâneos da segurança digital.
Entre os temas que serão abordados durante a capacitação, destacam-se os principais golpes praticados no ambiente digital e indicação de medidas preventivas para evitar incidentes. Além disso, o treinamento incluirá a utilização de senhas e as principais causas de ataques de ransomware e como evitá-los.
A programação também inclui uma introdução ao uso seguro de tecnologias emergentes, como a Inteligência Artificial (IA), que, embora traga inúmeras vantagens, também apresenta novos riscos à privacidade. Outro tópico relevante será a conscientização sobre os cuidados necessários ao utilizar QR Codes, uma prática cada vez mais comum, mas que pode ser explorada por cibercriminosos para roubar dados.
Segundo a encarregada de dados no TJRO, juíza auxiliar da presidência Valdirene Clementele, a realização desse treinamento demonstra o compromisso da instituição em manter suas operações seguras e em conformidade com as legislações de privacidade e proteção de dados. Segundo o presidente do TJRO, desembargador Raduan Miguel Filho, "a iniciativa é fundamental para garantir a segurança das informações e o respeito à privacidade dos cidadãos, refletindo a seriedade com que o Tribunal trata a proteção de dados pessoais."
De acordo com a encarregada, a participação de todos é essencial para que o evento contribua para a disseminação de uma cultura organizacional voltada para a segurança da informação, minimizando os riscos e assegurando a continuidade dos serviços judiciais de forma eficiente.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo formulário disponível neste link, com certificação emitida pela pela consultoria contratada. A transmissão será feita pelo Canal do TJRO no Youtube, com link exclusivo para servidores e magistrados.