Publicada em 23/09/2024 às 10h26
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) deu início a uma importante ação para aprimorar a estrutura da Defesa Civil no estado.
Na última sexta-feira (20/9), foi realizada a primeira reunião entre a equipe técnica do TCE-RO, representantes do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil de Rondônia.
A auditoria operacional, que faz parte do Plano de Gestão 2024-2025 do TCE-RO, tem como objetivo principal fortalecer as ações de prevenção a desastres naturais e climáticos no estado.
Conforme a equipe técnica do TCE-RO, o trabalho tem uma abordagem colaborativa, buscando identificar oportunidades de melhoria e propor soluções efetivas.
Durante a reunião, o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros apresentou um panorama da situação atual da Defesa Civil em Rondônia.
Atualmente, 44 municípios já instituíram suas defesas civis municipais e 165 servidores municipais receberam treinamento especializado.
Além disso, 19 municípios decretaram situação de emergência devido à crise hídrica, enquanto 26 enfrentam emergências relacionadas a incêndios florestais.
AUDITORIA
Por parte do TCE-RO, foi detalhado o objetivo da auditoria: preparar, ainda mais, a Defesa Civil para enfrentar diversos tipos de desafios, não apenas os atuais em razão das mudanças climáticas.
A ideia é contribuir para a criação de uma estrutura robusta e eficiente, capaz de proteger a população rondoniense em diferentes cenários de risco.
Para tanto, serão realizados cursos e um estudo aprofundado da realidade local para propor melhorias adequadas às necessidades de Rondônia.
O trabalho do TCE-RO representa um importante passo para o fortalecimento da Defesa Civil no estado, visando uma maior eficiência na prevenção e resposta a desastres naturais e climáticos.