Publicada em 27/09/2024 às 08h41
O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) conquistou a medalha de bronze na 14ª Semana Nacional de Execução Trabalhista, promovida pela Justiça do Trabalho, realizada entre os dias 16 e 20 de setembro de 2024. O TRT-14 ficou em 3º lugar entre os Tribunais de Pequeno Porte, destacando-se pela efetividade na resolução de processos e arrecadação de valores em prol da sociedade.
Durante os cinco dias da Semana Nacional, as 32 varas trabalhistas em Rondônia e Acre, os Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas, o Juízo Auxiliar de Execução, o Juízo Auxiliar de Precatórios e o Núcleo de Justiça 4.0 (1º Grau) alcançaram resultados significativos: foram arrecadados R$ 92.093.903,51 (noventa e dois milhões, noventa e três mil, novecentos e três reais e cinquenta e um centavos), com a homologação de 311 acordos, a realização de 969 audiências e a condução de 69 leilões. Esses números refletem o esforço conjunto de magistrados(as), servidores(as), advogados(as) e partes envolvidas nos processos.
Acesse aqui o resultado geral da 14ª Semana da Execução Trabalhista
O presidente do TRT-14, desembargador Osmar J. Barneze, celebrou a conquista e destacou a importância da cooperação entre todos os envolvidos. "Essa medalha de bronze é fruto do trabalho incansável de magistrados(as) e servidores(as), que se dedicaram para garantir uma execução célere e eficiente. Nossa missão é promover a pacificação social, e esse resultado demonstra que estamos no caminho certo para garantir justiça e equidade às partes envolvidas nos litígios trabalhistas", afirmou o presidente.
Além dos acordos e audiências, o TRT-14 também se destacou nos leilões realizados, que possibilitaram a recuperação de valores que serão utilizados para quitar dívidas trabalhistas. A participação ativa das varas do Trabalho, dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) e do Núcleo de de Justiça 4.0 foi fundamental para o resultado da semana, proporcionando uma atuação mais célere e eficiente.
O sucesso do evento no TRT-14 também contribui para o fortalecimento da cultura da conciliação e a efetividade na execução de decisões judiciais, beneficiando trabalhadores(as), empregadores(as) e toda a sociedade. “Ao longo da semana, trabalhamos com o compromisso de facilitar o diálogo entre as partes, buscando soluções rápidas e eficientes para os conflitos. Estamos muito orgulhosos(as) de ver esse empenho refletido nos números alcançados, mostrando que a cooperação e o diálogo são fundamentais para uma Justiça mais célere e acessível," afirmou a juíza do Trabalho Fernanda Antunes Marques Junqueira, Coordenadora do Cejusc do 1º Grau.
A Semana Nacional de Execução Trabalhista é promovida anualmente pela Justiça do Trabalho e tem como objetivo central dar celeridade ao cumprimento das decisões judiciais, com foco especial na fase de execução, em que se buscam recursos para o pagamento de dívidas trabalhistas.