Publicada em 23/09/2024 às 14h01
Estiagem – A situação continua crítica em Rondônia em razão da seca prolongada e queimadas criminosas, que ocorrem não somente no Estado, mas Na Bolívia e nos Estados vizinhos do Acre e Amazonas também. Sem chuvas, pois estamos no Verão Amazônico (meses quando pouco chove) com o principal rio da região, o Madeira, a cada dia com o nível mais baixo (na sexta-feira-20) estava a 40 cm, (o que não ocorria desde 1967. Devido à seca extrema, a navegação noturna está suspensa há meses, a diurna limitada a cargas mínimas devido a necessidade de traçado diferenciado para se evitar encalhes aumentando o prazo no transporte de balsas de 8 dias de Porto Velho a Manaus para cerca de 20 dias. Rios menores secaram e o transporte de o principal porto em Porto Velho está reduzido em 60%.
Economia – A situação econômico-financeira e social fica comprometida na região. A população ribeirinha tem problemas de abastecimento de alimentos e, como os poços secaram, até dificuldades com água potável o povo tem que enfrentar. Em entrevista ao “G1”, Fernando César, que preside a Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia-Soph), disse que “a logística fica mais cara, o envio de carga demora mais, requer mais cuidado e resulta em maior consumo de combustível e insumos. É difícil prever o impacto nos custos e na economia de Rondônia e Amazonas, mas há possibilidade de que o consumidor final sinta essa alteração”. Caso não chova nas cabeceiras do rio Madeira a navegação deverá ser interrompida e a ligação de Manaus com os demais Estados ficará limitada a BR 319, com cerca de 900 km, (Porto Velho-Manaus) e via aérea. A 319 construída na década de 70 e precisa ser reasfaltada em boa parte do trecho, mas enfrenta forte oposição da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva e das ONGs, que são apadrinhadas por ela e querem a todo custo fechar a rodovia.
Trânsito – Interessante a medida tomada pela Estado do Paraná com relação à Semana Nacional do Trânsito, iniciada no último dia 18. A novidade é a adesão do Estado é de o programa Bom Condutor, do Governo Federal, que dá direito a descontos no comércio aos condutores e proprietários de veículos automotores, que não tenham incorrido em infração de trânsito há pelo menos 12 meses. Segundo o vice-governador Darci Piana, o programa de descontos “é uma parceria importante que visa reduzir o número de acidentes e estimular as boas práticas de trânsito". O motorista deve estar cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. O programa poderia ser aplicado em Rondônia, bem divulgado, inclusive, principalmente em Porto Velho, onde o trânsito é caótico, confuso e um dos mais violentos do Brasil.
Guajará-Mirim – O ex-deputado estadual Neidson Soares, o Dr. Neidson é candidato a prefeito de Guajará-Mirim, onde tem o seu domicílio eleitoral, pelo PRTB. Durante mais de um mandato representou a região do Vale do Guaporé. É a primeira vez que Neidson participa da disputa pela sucessão municipal. Profundo conhecer dos problemas da “Pérola do Mamoré”, Neidson e sua vice, Lucimar Fernandes, também do PRTB apresentaram publicamente as propostas de governo relacionadas à área de saúde, 23 ao todo, além das demais como educação, cultura, esporte, saneamento básico, estradas, etc. Serão priorizados atendimentos em ortopedia, cardiologia, oftalmologista ou telemedicina, atendimento até às 19h em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) na área urbana não importando onde o paciente resida, implantar em unidades de saúde a coleta para a realização de exames laboratoriais, evitando o deslocamento para locais distantes, dentre outras prioridades.
Vereadores – São Paulo tem três municípios que os titulares das câmaras de vereadores gastaram mais que os municípios arrecadaram em 2023, segundo o Tribunal de Contas (TC) do Estado de São Paulo. Flora Rica teve gasto maior com os vereadores em 47%, Borá 9% e Aspásio 4% dos valores arrecadados. O TCE-SP está questiona sobre as condições de as cidades sustentarem a câmaras de vereadores, e que as câmaras municipais não são exemplo em contenção do dinheiro público. "Talvez essas cidades jamais deveriam ter sido alçadas à condição de município, porque elas dependem para viver em toda a sua extensão de repasses estaduais e federais", diz Renato Martins Costa, presidente do TCE-SP. A situação das cidades de São Paulo não é muito diferente de alguns municípios de Rondônia onde temos vários distritos como Jacy-Paraná, Bandeirantes, Abunã (todos de Porto Velho), que têm estruturas suficientes para se tornarem municípios autossuficientes. A Lei tem que ser revista.
Respigo
Agradecimentos à colega de trabalho na Assembleia Legislativa (Ale), Maria Marilu do Rosário, secretária geral adjunta na Casa do Povo. Competência e eficiência não se apresenta somente no trabalho, mas também nas ações de companheirismo +++ Desde sábado (21), que os candidatos a prefeito, vice e vereador, em todo o País, náo podem ser presos. A determinação está prevista na Lei Eleitoral e visa evitar ações abusivas que possam prejudicar candidatos +++ O radialista-jornalista-apresentador de TV, Edvaldo Gomes, que já foi vereador em Ji-Paraná trabalha sua volta ao Parlamento Mirim da segunda maior e mais importante cidade de Rondônia. Edvaldo está filiado ao Republicanos e não deverá ter muitas dificuldades para retornar à Câmara Municipal, pois tem enorme popularidade, inclusive na região.