Publicada em 26/10/2024 às 17h49
O lançamento da chapa OAB Para Todos foi realizado no espaço do restaurante Floresta, na capital Porto Velho, e reuniu centenas de advogados de diversos municípios de Rondônia. A chapa, liderada por Eurico Montenegro, disputa as eleições da OAB seccional Rondônia, que ocorrem a cada três anos.
Eurico Montenegro, candidato à presidência da OAB/RO, foi o nome legitimado para representar um movimento coletivo focado nos interesses da advocacia rondoniense, com a bandeira “O Resgate da OAB começa agora”.
Durante o evento, uma das falas que mais arrancou aplausos da multidão foi quando Montenegro afirmou que vai trabalhar pela impessoalização da OAB, defendendo que a Ordem dos Advogados do Brasil deve promover os advogados e advogadas de Rondônia, e não seus gestores. .
Em seguida, destacou que, caso seja eleito, não disputará a reeleição, pois sua candidatura não é um projeto de poder. O candidato também falou sobre a importância de a OAB ser protagonista na sociedade, promovendo audiências públicas e não apenas emitindo notas de repúdio, como faz atualmente. As declarações impactaram os presentes, que incessantemente aplaudiam.
A advogada Maracélia Oliveira também arrancou aplausos ao falar sobre o histórico de conquistas da OAB Rondônia, que, segundo ela, foram abandonadas pela atual gestão, sobretudo no tocante às prerrogativas da advocacia, e que serão retomadas com a eleição da chapa 11 OAB Para Todos.
Márcia Dantas Tupan, vice-presidente da chapa, emocionou os presentes ao falar sobre as dificuldades enfrentadas pela advocacia no interior, que se encontra em situação de abandono pela seccional situada na capital. “O interior está aqui nessa chapa. O interior veio até Porto Velho pedir para que vocês abracem a advocacia do interior, que tem lá suas dificuldades, tem lá suas mazelas e dia a dia militam diante de dificuldades que a capital talvez não enfrente.”
A advogada e professora Marlete Cruz Silva, candidata a conselheira federal, afirmou que com orgulho faz parte de uma velha guarda que caminha ao lado da jovem advocacia para criar “uma OAB para todos e não para meia dúzia.”
Rochilmer Rocha Filho, também candidato a conselheiro federal pela chapa, complementou: “Nós precisamos mudar o discurso da advocacia de um discurso individual para um discurso coletivo. No nosso projeto, não tem mais eu, tem nós! Não tem diretor, tem diretoria! Não tem conselheiro, tem conselho! No nosso projeto, tem advocacia, nós vamos devolver a OAB para a advocacia!”
As eleições da OAB Rondônia estão previstas para o dia 18 de novembro e ocorrerão de forma online pela primeira vez.
Parabéns! Coletivo é fundamental por ser a essência do público! O 11 é a escolha para o desenvolvimento de 7ma OAB no caminho da humanização!