Publicada em 22/10/2024 às 10h59
Por meio do projeto RCP Salva Vidas, alunos e docentes dos cursos de Medicina e de Enfermagem da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) visitaram escolas públicas de ensino fundamental e médio de Porto Velho para proporcionar um treinamento em técnicas de Suporte Básico de Vida. O principal objetivo do projeto é transmitir conhecimentos acerca da ressuscitação cárdio-pulmonar (RCP) - um procedimento realizado após uma parada cardiorrespiratória - e demais noções de primeiros socorros, além de promover a interação com a comunidade.
As ações do projeto RCP Salva Vidas ocorrem desde 2022, como parte do processo de curricularização das atividades de extensão. E neste neste ano de 2024, a novidade é a incorporação do projeto Primeiros Socorros nas Escolas, em uma parceria da UNIR com as secretarias estaduais de Educação (Seduc) e de Saúde (Sesau), em que mais de 200 professores da rede pública receberam treinamento. E o projeto também aplicou, neste ano, treinamentos em ressuscitação cardiopulmonar e manejo da parada cardiorrespiratória em ambiente de simulação realística de alta fidelidade voltados para enfermeiras da rede pública de saúde. Além do público das escolas e unidades de saúde, o projeto também atende profissionais de academias de ginástica e musculação e servidores do quadro da UNIR, todos da cidade de Porto Velho-RO.
Treinamento – As aulas ministradas pela equipe do projeto contam com atividades teóricas e práticas que abordam variadas temáticas, como convulsões e desmaios no ambiente escolar; obstrução de via aérea por corpo estranho e engasgos; parada cardiorrespiratória na escola; prevenções e tratamentos de anafilaxia; sangramentos, curativos e primeiros socorros no ambiente escolar; e quando é necessário acionar o Samu. Já nas atividades práticas os participantes recebem treinamento sobre RCP de alta qualidade, engasgos e manobra de Heimlich, sangramentos, curativos e primeiros socorros em trauma e uso do Desfibrilador Automático Externo (DEA).
RCP Salva Vidas - É um programa de extensão desenvolvido por alunos e professores dos Departamentos de Medicina e Enfermagem da UNIR. O principal objetivo é proporcionar treinamento em massa da população leiga para executar as manobras de ressuscitação cárdio-pulmonar (RCP), com o intuito de reduzir de forma significativa a mortalidade de pacientes fora do ambiente hospitalar.