Publicada em 21/10/2024 às 08h48
O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) celebra, neste domingo (20), 38 anos de existência, consolidando-se como um dos órgãos mais eficientes do país no setor de trânsito. Criado em 20 de outubro de 1986, através da Lei nº 134, o Detran-RO atua em todos os 52 municípios do estado.
Com uma equipe de 1.232 servidores, a Autarquia se destaca pela excelência no atendimento ao público, ocupando lugar de destaque em rankings nacionais, como por exemplo:
Atendimento ao Cidadão com 52 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e 20 Postos Avançados (PA), facilitando o acesso da população aos serviços relacionados ao trânsito;
Desenvolvimento de Políticas Públicas voltadas à mobilidade e segurança viária, colaborando com outras instituições e órgãos governamentais;
Promoção da segurança viária, com implantação de projetos de sinalização de vias por meio da engenharia de tráfego, possibilitando melhor fluidez no trânsito e maior segurança aos pedestres e veículos que nela circulam;
Emissão de documentos, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e registro de veículos, garantindo que os motoristas e seus automóveis estejam em conformidade com a legislação;
Educação para o trânsito: promove campanhas educativas que visam conscientizar a população sobre a importância da segurança viária ajudando a formar motoristas mais responsáveis;
Fiscalização: realiza trabalhos fiscalizatórios para o cumprimento das leis de trânsito, atuando contra infrações e promovendo a ordem nas vias.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha salienta que, todo esse trabalho faz do Detran-RO uma entidade fundamental para a promoção da segurança e organização no trânsito em Rondônia, colaborando para salvar vidas.
SERVIDORES
Sinônimo de força e vitalidade, o aposentado Claudino Sérgio de Alencar Ribeiro desempenhou suas funções como servidor público do Detran-RO durante 35 anos. Atuou em diversas frentes, como assistente jurídico-chefe, corregedor, presidente da Comissão Examinadora de Trânsito, procurador-geral na Autarquia, entre outros.
“Na época em que eu fui para o Detran ainda era um departamento vinculado à Secretaria de Segurança do Estado. Logo no início, participei do processo de fundação da Autarquia e tenho certeza que contribuí para o desenvolvimento do Departamento”, relembrou Claudino.
Com mais de 30 anos de experiência no Detran-RO, a procuradora Luciene Cristina Staut, em sua função, sempre priorizou a defesa dos direitos dos colaboradores, algo que a enche de orgulho. A servidora, que continua na ativa, ressaltou acerca da data: “Falar do Detran é falar da minha própria vida. Ao longo dessas três décadas vivi diversas experiências, tanto boas quanto desafiadoras, mas que me proporcionaram valiosos aprendizados. Sinto um imenso orgulho de fazer parte desta instituição.”
A procuradora também liderou importantes setores, como a Gerência de Qualidade, onde implementou treinamentos para os colaboradores e promoveu autoavaliações de gestão, sugerindo, além disso, reformas e mudanças na estrutura física da Autarquia.
SEGURANÇA E DEFESA DA VIDA
Carlos Trajano é engenheiro civil e também é voluntário das ações educativas de trânsito
Ao longo de todos esses 38 anos, o Detran-RO sempre trabalhou em defesa da vida. Uma das frentes importantes para a segurança viária é a de engenharia de tráfego, setor que o sr. Carlos Trajano atua com maestria. “Durante esses 30 anos, estive a frente da Engenharia de Tráfego por cinco mandatos, e me orgulho por poder colaborar com todas as prefeituras na implantação de sinalização de trânsito nas vias públicas. O Detran é a minha paixão.”
Além das atribuições como engenheiro, Carlos Trajano também reserva um tempo para atuar como voluntário das ações educativas, a fim de sensibilizar a população sobre a importância de respeitar a legislação de trânsito.
O diretor-geral do Departamento, Sandro Rocha destacou que, ao longo de sua trajetória, o Detran-RO tem sido fundamental para garantir a segurança no trânsito e a organização do sistema viário de Rondônia. “Com a dedicação de seus servidores, a Autarquia continua trabalhando para oferecer seus serviços, destacando a missão de um trânsito mais seguro e salvando vidas.”