Publicada em 15/10/2024 às 13h52
Senado – Se até então eram somente “conversas de bastidores”, agora deixou de ser. Em entrevista no programa de TV “A Hora do Povo “, apresentado pelo advogado Arimar Souza, a deputada federal Sílvia Cristina (PP-RO) foi bem objetiva quando foi perguntada sobre uma candidatura ao Senado em 2026: “se a população quiser eu disputo o Senado em 2026”. A deputada deixou bem explícito, que é candidata a uma das suas vagas ao Senado nas eleições de 2026, quando estarão terminando os mandatos dos senadores Marcos Rogério, que preside o PL no Estado, e o senador Confúcio Moura, que não preside, mas manda no MDB em Rondônia.
Senado II – A afirmativa de Sílvia Cristina sinaliza que teremos eleições das mais difíceis para as duas vagas ao Senado em 2026. Confúcio Moura estaria “pendurando as chuteiras”. Pessoas ligadas a ele garantem que se manterá na política, mas será candidato a deputado federal. Marcos Rogério não se manifestou sobre seu futuro político. Poderá optar pela reeleição ou novamente tentar o Governo do Estado, seu sonho na política, cargo que ele disputou em 2022, mas foi derrotado pelo governador Marcos Rocha (União). Além de Confúcio e Rogério, temos o governador Marcos Rocha, que já adiantou que é pré-candidato ao Senado e vem trabalhando há tempo para isso, junto às suas bases eleitorais.
Senado III – O ex-senador Acir Gurgacz, presidente do PDT em Rondônia também é pré-candidato ao Senado nas eleições gerais (presidente da República, governadores e vices, duas das três vagas ao Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas) de 2024. Sílvia Cristina e Rogério são “crias” de Acir, pois ambos iniciaram na política incentivados pelo ex-senador. Caso os três sejam candidatos teremos uma eleição atípica com o criador enfrentando as criaturas. E ainda com o governador Marcos Rocha correndo por fora, pois também tem pretensões de disputar o Senado em 2026. Estamos finalizando as eleições municipais (prefeito, vice e vereador), com a realização do segundo turno em Porto Velho, entre Mariana Carvalho (União) e Leo Moraes (Podemos), no próximo dia 27, mas 2026 já movimenta os bastidores da política em todo o Estado.
Idosos – A Lei 5.714 de 2023, garante aos idosos (maior de 60 anos) de Rondônia a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com desconto de 50%. Segundo o governador Marcos Rocha (União), já passaram pelo Detran, desde a implantação da lei, “mais de 12,4 mil idosos foram beneficiados com a nova lei”. A taxa para renovar a CNH, diz o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, é de R$ 152,24, mas a pessoas com mais de 60 anos pagam a metade, R$ 76,12. “Antes de procurar a clínica, o condutor deve comparecer a uma unidade do Detran, deixando o exame para o fim do processo”, diz Sandro. Além da CNH física, o condutor também terá acesso ao documento no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) atualizado em seu celular.
Saúde – Importante a avaliação do Tribunal de Contas (TC) de Rondônia sobre o Pronto Socorro João Paulo II, de Porto Velho, destacando os avanços no atendimento. Após a visita de uma equipe técnica ao local com apoio de servidores da Controladoria-Geral do Estado (CGE,) que responde pela auditoria interna da gestão estadual foi constatado que o Estado tem implementado estratégias visando a melhoria no atendimento à população. No período de dez meses a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) implementou diversas ações melhorando o atendimento à população e à regularidade nas escalas de trabalho dos servidores e na gestão de leitos. Apesar de todas as dificuldades, o PS JP II continua sendo a melhor opção para atendimentos emergenciais. O importante é que os pacientes são atendidos com equipe qualificada e equipamentos de última geração.
Respigo
Os vereadores Severino Schulz (PDT), Zonga Juadir Schultz (PSD) e Adriano (da Ambulância) Meireles da Paz, estiveram na Assembleia Legislativa (Ale). No gabinete do deputado Jean Mendonça (PL-Pimenta Bueno), entregaram ofício solicitando a intervenção do parlamentar junto ao DER-RO, para que seja sinalizado os acessos aos setores chacareiros Josué Nogueira, Carlos Pegoraro, Linha 15 e na região do Frigorífico Avenorte +++ Hoje (20h45) a seleção brasileira joga contra o Peru, em Brasília, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. E precisando vencer, porque está na quinta colocação e para garantir a classificação para a Copa do Mundo em 2026 +++ O Brasil é o 4º colocado com 15 pontos. O Peru é o 9º e soma 5 pontos +++ A “guerra” de pesquisas nas redes sociais e alguns sites, entre os candidatos a prefeito de Porto Velho, Leo Moraes (Podemos) e Mariana Carvalho (União) que disputam o segundo turno é grande. E preocupante, devido a desproporcionalidade entre elas +++ As empresas apresentam os nomes de quem está na frente com diferenças enormes de uma para outra. Quando a “pesquisa” real, após o fim da votação no dia 27 for publicada teremos a realidade da situação. E a certeza de quem bancou empresas para manipular resultado.