Publicada em 07/10/2024 às 09h29
Um forte furacão que se formou no Golfo do México no fim de semana se aproxima da Flórida, nos Estados Unidos, pouco mais de uma semana após o estado ser atingido por outro furacão.
O furacão Miltonse, que formou há dois dias passou da categoria 2 para a 4, em uma escala de 5, só na manhã desta segunda-feira (7).
A rápida subida de duas escalas em pouco mais de três horas assustou os meteoroligistas, que previam inicialmente que o fenômeno chegasse à categoria 3, já considerada forte.
O Milton deve atingir a Flórida na quarta-feira (9), segundo as previsões inciais do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).
O furacão deve tocar solo na costa oeste da Flórida, uma região já devastada pela passagem do furacão Helene, há poucos dias.
Deanne Criswell, chefe da Agência Federal para a Gestão de Emergências (Fema, na sigla em inglês), disse ao programa "This Week", da emissora ABC, que as autoridades federais estavam "absolutamente preparadas" para enfrentar a nova tempestade.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, aumentou para 51 o número de condados com estado de emergência declarado antes da tempestade.
O Helene atingiu a costa da Flórida como furacão de categoria 4 em 26 de setembro, e deixou um rastro de destruição terra adentro até as montanhas dos Apalaches, com chuvas torrenciais e inundações repentinas em cidades remotas de estados como a Carolina do Norte.
A tempestade deixou mais de 220 mortos, transformando-a no segundo desastre natural mais mortal registrado no país desde o furacão Katrina, em 2005.