Publicada em 31/10/2024 às 13h51
Lideranças – Com o segundo turno das eleições municipais (prefeito, vice e vereadores) os dirigentes partidários já trabalham suas bases visando 2026, quando serão realizadas as eleições gerais envolvendo presidente da República, governadores e os vices, duas das três vagas ao Senado dos Estados e Distrito Federal, além de deputados (federais e estaduais). Em Rondônia, parte dos prefeitos para um segundo mandato deverá buscar mais espaços na política regional e concorrer à Câmara Federal e Assembleia Legislativa (Ale) e até a governador O prefeito-reeleito de Cacoal, Adailton Fúria (PSD), já está sendo cotado a concorrer ao Governo do Estado em 2026. E não estaria sendo pretensioso, mas sim coerente. Somou mais de 83% dos votos válidos em processo de reeleição no último dia 6, nas eleições em primeiro turno, portanto, não é acaso, mas sinônimo de liderança.
Lideranças II – O prefeito-reeleito de Vilhena, Flori Cordeiro (Podemos) também tem condições de buscar novos horizontes na política regional, pois demonstrou ser uma liderança emergente na região, que sempre foi dominada pelo “Clã” Donadon, que ele enfrentou na eleição suplementar de outubro de 2022, quando venceu Rosani Donadon, que já tinha ocupado o cargo de prefeita, esposa do ex-prefeito e líder político regional, Melki Donadon. Flori tem plenas condições de disputar a Assembleia Legislativa, pois o Cone Sul, que tem Vilhena como município de maior expressão política, econômica, social e financeira tem Rosângela Donadon (União) e Luizinho Goebel (PSC) e Cerejeiras com Ezequiel Neiva (União). A região não tem nenhum deputado federal, outra opção para o delegado Flori.
Convites – Liderança das mais significativas do interior, o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, filiado ao PSB tem recebido constantes convites para mudar de partido e concorrer a uma das duas vagas ao Senado em 2026, Câmara Federal e Governo do Estado, na cabeça ou como vice. Jesualdo foi prefeito durante dois mandatos seguidos e, na passagem pela Assembleia Legislativa ocupou o cargo de secretário geral na Mesa Diretora. Nas eleições ao Senado em 2018 somou mais de 195 mil votos, mas não se elegeu. Não tem se manifestado publicamente sobre a possibilidade de concorrer a cargos eletivos em 2026, mas é um dos nomes de ampla expressão política do interior do Estado e muito cotado para concorrer a governador, vice, senador ou deputado federal. Quem viver verá...
PL – Muitos estão confundindo afastamento com expulsão do deputado federal Chrisóstomo de Moura (PL) da presidência do partido em Porto Velho. Esta semana o senador Marcos Rogério, presidente regional do PL, anunciou o desligamento de Chrisóstomo do comando do partido na capital, porque ele teria se manifestado contra as diretrizes partidárias nas eleições a prefeito de Porto Velho, que teve segundo turno no domingo (27) elegendo o ex-deputado federal Leo Moraes (Podemos). O deputado Chrisóstomo se manifestou durante a campanha do segundo turno a favor do candidato do Podemos e o seu partido estava apoiando Mariana Carvalho, do União. O deputado perdeu a presidência do partido em Porto Velho, mas não foi expulso, ao menos por enquanto. Caso também ocorra a expulsão, como os mandatos pertencem aos partidos, Chrisóstomo poderá perder o mandato. O ex-deputado federal Luiz Carlos é o primeiro suplente do PL.
São Felipe – Graças a emendas parlamentares do deputado Jean Mendonça (PL-Pimenta Bueno), segundo secretário da Assembleia Legislativa (Ale), o município de São Felipe foi favorecido com dois veículos Fiat Mobi, que foram encaminhadas pas as escolas Geone Silva Pereira, na sede do município e Orlindo Gonçalves Rocha, no Distrito de Novo Paraíso. O deputado Jean Mendonça atendeu pedido dos vereadores Edmar “da São Felipe” Inácio (PL), Paulo Ferrari (MDB) e Daniel (Leiteiro) Luciano, do MDB. A área de saúde do município também favorecida com a liberação de R$ 200 mil, já depositados na conta do município para a compra de remédios pela Secretaria Municipal de Saúde.
Respigo
Expectativa em Porto Velho sobre a composição da futura equipe de governo do prefeito-eleito no domingo (27), Leo Moraes (Podemos). Há quem aposte que o futuro secretário de Saúde será indicado pelo deputado federal e ex-secretário de Saúde do Estado, Fernando Máximo (União-RO), que foi fundamental na campanha vitoriosa de Leo, inclusive o nome, o médico Luís Ferrari +++ Hoje o Corinthians tem difícil missão na disputa com o Racing pela Semifinal da Copa Sul-Americana. No primeiro jogo em São Paulo houve empate em 2x2 +++ Se classifica quem vencer nos noventa minutos. Em caso de novo empate a classificação será nos pênaltis +++ Racing e Corinthians jogam às 20h30 no Estádio El Cilindro na Argentina e o vencedor fará a final com o Cruzeiro, que já está classificado. A final será no dia 23 de novembro no Estádio La Olla em Assunção, Paraguai.