Publicada em 05/10/2024 às 09h30
Rodada 29 vai pegar fogo com briga no G4 e na zona da degola. Mandantes saem na frente pela Copa do Brasil. Rondônia nos JEBs e destaque nacional do basquete.
Botafogo e Palmeiras brigam pela liderança, e Corinthians tenta sair do Z-4. Atlético-MG e Flamengo vencem em casa e abrem vantagem nas semifinais da Copa Betano do Brasil.
Brasileirão Betano – A 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro promete grandes emoções neste sábado (5), com sete partidas que podem mudar a configuração da tabela. Em destaque, a briga pela liderança entre Botafogo e Palmeiras, além de o Corinthians buscando escapar da zona de rebaixamento.
Luta pela liderança: Botafogo e Palmeiras em ação
O Botafogo entra em campo às 15h30, na Ligga Arena, contra o Athletico-PR. Após um tropeço na rodada anterior, o time carioca precisa dos três pontos para manter a liderança do campeonato. Já o Furacão, estreando o técnico Lucho González em casa, quer se distanciar da zona de rebaixamento e começar a nova fase com o pé direito.
Ao mesmo tempo, o Palmeiras joga contra o Red Bull Bragantino em Bragança Paulista, buscando assumir a ponta da tabela. Para isso, além de vencer, o Verdão precisa de um tropeço do Botafogo. A missão não será fácil, já que o Massa Bruta também precisa do resultado para se afastar das últimas posições e ganhar fôlego no campeonato.
Clássicos em todos os cantos: Bahia x Flamengo e Grêmio x Fortaleza
Às 19h, a Arena Fonte Nova será palco do confronto direto entre Bahia e Flamengo, duas equipes que brigam por uma vaga no G-4. O Flamengo, com novo técnico, Filipe Luís, quer manter o aproveitamento perfeito contra o time baiano na temporada. Já o Bahia vê essa como uma oportunidade de ouro para se firmar na briga pela Libertadores.
No mesmo horário, o Grêmio recebe o Fortaleza na sua Arena em confronto que promete disputa intensidade. Ambos os times estão bem posicionados na tabela e sabem que uma vitória será crucial para garantir posições de destaque.
Timão quer fugir do Z-4
Outro confronto que promete agitar o sábado é Corinthians e Internacional, às 19h, na Neo Química Arena. O Timão está pressionado pela zona de rebaixamento e precisa de uma vitória para tentar sair da incômoda 17ª posição. Por outro lado, o Inter vive seu melhor momento da temporada e chega confiante para manter a invencibilidade recente.
Demais confrontos da rodada
O Atlético-MG, tranquilo na competição e com foco nas Copas, recebe o desesperado Vitória na Arena MRV. Já às 20h, o Vasco enfrenta o Juventude em São Januário, buscando estabilidade no meio da tabela.
A rodada promete ser decisiva tanto para a parte de cima quanto para a de baixo da tabela, com equipes lutando por posições no G-4 e outras brigando para escapar da Série B.
Copa do Brasil - Os mandantes levaram a melhor nos jogos de ida das semifinais da Copa do Brasil na quarta-feira (2). Atlético-MG e Flamengo aproveitaram o apoio de suas torcidas para derrotar Vasco e Corinthians, respectivamente, e abriram vantagem rumo à final da competição.
Na Arena MRV, o Galo virou para cima do Vasco e venceu por 2 a 1, enquanto no Maracanã, o Flamengo superou o Corinthians por 1 a 0. Agora, ambos os times jogam por um empate na volta para garantir vaga na grande final. Caso Vasco e Corinthians vençam por um gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis.
Atlético-MG vira com plano ousado
O Atlético-MG, comandado por Gabriel Milito, apostou em uma estratégia ousada para virar o jogo contra o Vasco. Depois de sair atrás no placar, o Galo viu Guilherme Arana ser decisivo, com um gol e uma assistência para Paulinho, que marcou o segundo e garantiu a virada ainda no primeiro tempo.
Com a vantagem, o Atlético-MG vai confiante para a partida de volta, sabendo que o Vasco precisará de uma vitória por dois gols de diferença para reverter o resultado e chegar à final.
Mengão pressiona e vence com gol de Alex Sandro
No Maracanã, o Flamengo estreou o técnico Filipe Luís com vitória. O time carioca dominou o Corinthians e venceu por 1 a 0, com gol de Alex Sandro. O Mengão apresentou um futebol intenso, lembrando a equipe de 2019, com rápidas transições e muita pressão no ataque.
Gabigol, de volta ao time titular após ser preterido por Tite, foi um dos destaques da partida, mas o Flamengo acabou levando uma vantagem menor do que o volume de jogo sugeria. Mesmo assim, vai à Neo Química Arena na próxima semana precisando apenas de um empate para avançar à final.
Polêmica com a CBF
A definição das datas dos jogos de volta gerou polêmica. Antes previstos para os dias 16 ou 17 de outubro, as partidas foram remarcadas para o dia 19 de outubro pela CBF, devido à convocação de jogadores para a Data FIFA. Isso beneficiou Atlético-MG e Flamengo, que terão seus principais jogadores disponíveis. Vasco e Corinthians entraram com uma ação no STJD contra a mudança, o que, ainda, pode trazer mais desdobramentos na reta final da competição.
A expectativa agora fica para o desenrolar dos jogos de volta, que prometem grandes emoções e muita disputa em busca de uma vaga na final da Copa do Brasil.
Tabelinha Rondoniense
Atleta de Nova Conquista brilha nos Jogos Escolares Brasileiros em Recife. Vilhenense integra equipe de Brasília para disputar Campeonato Nacional Sub-15 de Basquete.
JEBs – A jovem atleta Natália Carolina Silva Teixeira, estudante da Escola Maria Paulina Donadon, no Distrito de Nova Conquista, Vilhena, alcançou um feito notável ao chegar às quartas de final dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), realizados em Recife. Competindo na modalidade de badminton, Natália enfrentou adversárias de peso, muitas delas da base da seleção brasileira e de clubes tradicionais, mas mostrou garra e determinação ao longo do torneio.
Natália faz parte de uma equipe composta exclusivamente por atletas de Vilhena e Ji-Paraná, e sua performance destacou-se em meio à forte concorrência. Mesmo sem conquistar uma medalha, sua participação foi celebrada como honrosa, tornando-se motivo de orgulho para Rondônia.
No último dia 1º de outubro, a atleta se despediu da competição, mas sua trajetória até as quartas de final, principalmente competindo contra atletas de elite, é um marco importante para o esporte local, especialmente para aqueles que treinam na zona rural.
O técnico Diogo Justiniano de Sousa também elogiou a equipe, ressaltando o excelente desempenho dos atletas rondonienses em um torneio de alto nível. "Comparando o nível de alto rendimento, fomos longe na competição", comentou.
Natália não apenas se destacou no individual, onde chegou à série bronze, como também na dupla feminina, ao lado de Lara, atleta de Ji-Paraná. Juntas, as duas ficaram entre as oito melhores da série prata, reforçando o potencial do badminton em Rondônia e consolidando Natália como uma referência de dedicação e superação para jovens atletas.
Basquete - A jovem atleta de Vilhena, Ana Luiza Trajano, de 15 anos, embarcou no domingo (29) rumo a Foz do Iguaçu para participar do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-15. Ana Luiza foi convidada para integrar a equipe Move-On, de Brasília, após a intermediação de Siverlô Meireles, coordenador técnico da ASBAVI Sicoob Credisul.
A competição, que reúne 17 equipes de alto nível de várias partes do Brasil, promete ser um desafio emocionante para a jovem atleta vilhenense. A equipe de Brasília está no grupo "A", ao lado de equipes tradicionais como Foz Basquete (PR), Niterói BC (RJ) e Nosso Clube (PE).
Ana Luiza, que já se destaca no basquete regional, agora terá a oportunidade de mostrar seu talento em um dos maiores palcos do basquete juvenil do país, representando Vilhena e o Estado de Rondônia em nível nacional.