Publicada em 31/10/2024 às 16h16
O Irã está preparando um grande ataque contra Israel, que deve acontecer nos próximos dias, segundo o site norte-americano "Axios". Nesta quinta-feira (31), a reportagem ouviu membros da inteligência israelense, que afirmaram que o bombardeio será lançado a partir do Iraque.
De acordo com o Axios, o ataque provavelmente acontecerá antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em 5 de novembro. O Irã deve usar um grande número de drones e mísseis balísticos.
A reportagem afirma ainda que o Irã irá escolher milícias iraquianas para lançar o bombardeio. A estratégia é tentar evitar uma resposta israelense contra alvos militares em território iraniano.
O bombardeio do Irã contra Israel será uma resposta à operação israelense contra alvos iranianos em 26 de outubro. Naquele dia, instalações militares nos arredores de Teerã foram atacados pelas Forças de Defesa de Israel.
À época, o governo israelense afirmou que estava se defendendo de ataques do Irã que acontecem desde outubro de 2023. No começo deste mês, por exemplo, o Irã lançou cerca de 200 mísseis contra Israel.
O Irã vem prometendo um contra-ataque desde a semana passada. Nesta quinta-feira, o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, afirmou que o país responderá Israel de forma "implacável".
"A recente ação do regime sionista, que atacou partes de nosso país, foi um ato desesperado, e a República Islâmica do Irã responderá a ele de forma implacável, que fará com que Israel se arrependa", afirmou.