Publicada em 01/10/2024 às 15h28
Após a escalada do conflito entre Israel e o Hezbollah, com o lançamento de mísseis balísticos do Irã sobre Israel nesta terça-feira (1º), autoridades e líderes mundiais se manifestaram.
Veja a repercussão:
Antonio Guterres, secretário-geral da ONU, no X:
"Condeno a ampliação do conflito no Oriente Médio, com escalada após escalada. Isso precisa parar. Precisamos absolutamente de um cessar-fogo".
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos:
O presidente Joe Biden ordenou que os militares dos EUA ajudem na defesa de Israel contra ataques iranianos e abatam mísseis que tenham como alvo Israel, disse o Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca nesta terça-feira.
Biden e a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, estão monitorando o ataque da sala de situação da Casa Branca e recebendo atualizações regulares, disse o porta-voz do NSC, Sean Savett, em uma publicação no X.
"Esta é uma escalada significativa por parte do Irã, um evento significativo, e é igualmente significativo que conseguimos agir junto com Israel e criar uma situação em que ninguém foi morto neste ataque em Israel", disse Sullivan a repórteres na Casa Branca.
"Deixamos claro que haverá consequências, consequências severas, para este ataque, e trabalharemos com Israel para que isso aconteça". Sullivan disse ainda que a administração do presidente Biden ainda está monitorando a situação e consultando os israelenses sobre os próximos passos em termos de resposta. Ele também disse que a administração está acompanhando o relato da morte de um civil palestino na Cisjordânia.
Annalena Baerbock, ministra das Relações Exteriores da Alemanha, no X:
"Nós alertamos o Irã urgentemente sobre essa escalada perigosa. O Irã deve parar o ataque imediatamente. Ele está levando a região ainda mais para a beira do abismo".
Gabinete de Keir Starmer, primeiro-ministro do Reino Unido
"O Reino Unino condena completamente as ações do Irã e apela à redução da escalada na região".
Além dessa declaração, Starmer falou com o primeiro-ministro israelense e expressou o firme compromisso do Reino Unido com a segurança israelense e a proteção dos civis.
Masoud Pezeshkian, presidente do Irã
Nas redes sociais, ele disse que Teerã deu "uma forte resposta à agressão do regime sionista". "Isto é apenas parte da nossa capacidade, não entre em confronto com o Irã", escreveu.
Hamas, grupo terrorista
"Nós parabenizamos o lançamento heroico de foguete realizado pelo Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica no Irã, em grandes áreas de nossos territórios ocupados, em resposta aos crimes contínuos da ocupação contra os povos da região, e em retaliação ao sangue dos mártires heroicos de nossa nação."