Publicada em 25/10/2024 às 11h02
Projeto que está na Comissão de Agricultura da Câmara quer modificar o Código Florestal para alterar as regras sobre a recomposição da reserva legal, a área que precisa ser preservada nas propriedades rurais.
A proposta do deputado Lucio Mosquini (MDB-RO) determina que o produtor rural possa escolher como será a recomposição da parte desmatada, que espécies da flora serão utilizadas e que partes serão objetos da recomposição.
O parlamentar afirma que quer simplificar o processo, porque atualmente há muita burocracia e o produtor rural gasta dinheiro com a contratação de agrônomos para recompor a vegetação que foi suprimida para a utilização na agricultura e na pecuária.
Mosquini se mostra contrário à restrição de explorar economicamente apenas 20% da reserva legal e chama a atenção para a realidade da região Amazônica. Ele diz que é possível ter uma exploração de maneira responsável e ambientalmente correta, preservando áreas de encostas ou nascentes. Ele acrescenta que é favorável a que se freie o desmatamento.
Foto - Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados