Publicada em 16/10/2024 às 08h10
RONDÔNIA
1919 – O governo federal vai instalar um posto telegráfico no Rio Guaporé, para atender moradores e viajantes da região.
1938 – A empresa “Condor” anuncia voos até Guajará-Mirim, mas antes vai instalar uma estação telegráfica para dar mais segurança a seus aviões.
1957 – O bispo guajaramirense D. Francisco Xavier Rey chefiará a nova expedição de busca do tenente EB Fernando Oliveira, há 12 anos desaparecido na selva.
1982 – No MEC, o professor Euro Tourinho Filho toma posse como 1º reitor da Universidade Federal de Rondônia - Unir.
1983 – Na 1ª vez que fala publicamente do assunto, o governador Jorge Teixeira admite a possibilidade de ser candidato ao Senado em 1986.
1984 – Nenhum município de Rondônia foi incluído no Probor II – Programa de Incentivo à Borracha Natural, conforme nota do Banco Central.
16 – 1990 – Candidato mais votado a governador no turno, o senador Olavo Pires é assassinado em Porto Velho às vésperas do início do returno.
HOJE É
Dia Mundial do Pão. Dia Mundial da Coluna. Dia da Ciência e Tecnologia. Dia do Anestesiologista. Dia Mundial da Alimentação. Dia do Chefe. Dia do Engenheiro de Alimentos.
BRASIL
1936 – Inaugurado o 1º aeroporto civil do Brasil, o “Santos Dumont” (RJ).
MUNDO
1854 – Nasce Oscar Wilde (m.1900), escritor, autor de obras como “O retrato de Dorian Grey”. 1978 — O papa João Paulo II se torna o primeiro pontífice não italiano desde 1523.
FOTO DO DIA
SURPRESA: TEIXEIRA SENADOR?
O governador Jorge Teixeira vai receber, no encerramento do Encontro Estadual de Vereadores, domingo próximo, documento assinado por 140 vereadores do PDS, em apoio ao lançamento de sua candidatura ao Senado em 1986.
No encontro de ontem, Teixeira recebeu uma comenda da União de Vereadores de Minas Gerais, entregue pelo presidente da UVR, vereador João Paulo das Virgens, e logo em seguida aconteceu a surpreende declaração.
Mas ao contrário que a maioria dos presentes pretendia ouvir, Teixeira admitiu estar mudando de opinião, e aceitar ir para a disputa, mas não ao Governo. Ele disse estar pensando em sair candidato para uma das duas vagas ao Senado.
Na ocasião alguns oradores lembraram que, mesmo ao Senado, precisava conversar com o presidente regional do partido, Dezival Ribeiro dos Reis, eleito numa chapa de oposição.
E evitar que o senador Odacir Soares, que articulava em Brasília a exoneração de Teixeira, aceitasse a proposta.