Publicada em 27/10/2024 às 10h10
RONDÔNIA
1733 – O governo de Portugal proíbe a navegação estrangeira pelos rios Madeira, Guaporé e Mamoré.
1927 – A Prefeitura doa à Prelazia de Porto Velho uma área para construção do Hospital São José.
1946 – Uma “automotriz” da Madeira-Mamoré ficou destruída ao perder a direção próximo a Abunã, com 10 pessoas feridas.
1965 – O deputado federal Renato Medeiros, de Rondônia, líder do grupo pele-curta, é cassado pelo Ato Institucional número 2.
1983 – A Secretaria de Cultura vai mandar gravar um LP com as músicas que concorrerem aos enredos das duas escolas de samba de Porto Velho, “Pobres do Caiari” e “Diplomatas dl Samba”.
1985 – Autorizado pela Constituinte de 1983, o governador Angelo Angelin assina a lei pela qual o MP de Rondônia será o 1º em todo o país a eleger seu procurador-geral. VER em Foto do dia
1989 - Mais de 500 invasores foram retiradas pelas fiscalização municipal com apoio da PM de áreas destinadas a escola, posto médico e praça do conjunto “4 de Janeiro”, em PVh.
HOJE É
Dia do Engenheiro Agrícola. Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual. Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes. Dia Nacional de Mobilização pró-saúde da População Negra. Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional.
Católicos celebram Santa Teresa Verzeri, São Frumêncio,
BRASIL
1912 - Inauguração do bondinho do Pão de Açúcar (RJ). 1892 – Nasce Graciliano Ramos (m. 1953), escritor – obras principais ”Vidas Secas” e Memórias do Cárcere”. 1965 — O presidente Castelo Branco decreta o AI-2 que estabelece eleições indiretas e cassação dos partidos políticos
MUNDO
1951 – Em Toronto (CAN) a 1ª utilização da radioterapia em um paciente através de uma bomba de cobalto. Ao recusar concordar com o disparo de um torpedo nuclear contra um navio de guerra americano, Vasili Arkhipov evita a guerra nuclear.
FOTO DO DIA
RO DANDO (BOM) EXEMPLO
Alguns dos avanços conseguidos pelo Ministério Público brasileiro em 1988 foram frutos do trabalho dos constituintes rondonienses, ao elaborar sua 1ª Carta, a de 1983, apesar de muitas barreiras.
Ficou famosa a frase atribuída a um auxiliar do governador Jorge Teixeira, ao incentivá-lo a não aceitar a proposta dos constituintes, sendo-lhe atribuída a frase “Para o promotor basta uma cadeira e o paletó”.
Na discussão da Constituinte de 1983 MP’s de todo o país vieram a Rondônia, na imensa oportunidade de que, na Constituição de um jovem Estado fossem colocados temas que eles se batiam há tempo.
Em outubro de 1985 o governador Angelo Angelin, constituinte de 1983, assinou a Lei Orgânica do MP rondoniense, e um dos temas, não conseguido pelos congêneres, o poder de eleger dentre seus membros o procurador-geral.
Em nome do MP o procurador de Justiça Telmo Fortes destacou que a assinatura de Angelin representava que, mais uma vez, Poder Público está dando à sociedade “um instrumento de direito positivo”.