Publicada em 17/10/2024 às 08h20
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão extraordinária na terça-feira (16), o Projeto de Resolução nº 76/2024, que institui a Aliança Parlamentar Rondônia-Itália, uma Frente Parlamentar Internacional de Cooperação e Amizade proposta pelo deputado Alex Redano (Republicanos). A iniciativa busca estabelecer um canal permanente de diálogo e cooperação entre Rondônia e a Itália, visando fortalecer relações bilaterais em diversos setores estratégicos.
De acordo com o texto aprovado, a Aliança Parlamentar terá como foco aproximar o estado de Rondônia das empresas italianas que operam na região, explorando parcerias comerciais que possam contribuir para a redução do desemprego e impulsionar o desenvolvimento econômico local. O projeto também destaca a importância de promover a valorização cultural e a troca de experiências entre a comunidade ítalo-brasileira em Rondônia e as instituições italianas.
Na justificativa do projeto, o parlamentar esclareceu que, além de promover o comércio, a Aliança Parlamentar pretende incentivar a cooperação em ciência, tecnologia e educação, oferecendo oportunidades para o intercâmbio cultural e educacional. O que permitirá que estudantes, profissionais e artistas de Rondônia acessem novas perspectivas e práticas, enriquecendo a diversidade cultural do estado.
A Frente Parlamentar também proporcionará um fórum formal para diálogo político e diplomático, facilitando a discussão de questões de interesse mútuo e a promoção de cooperação produtiva. Para o deputado, a iniciativa alinha-se com os esforços contínuos da Assembleia para diversificar suas relações internacionais, fortalecendo a posição de Rondônia no cenário global.
A Aliança Parlamentar Rondônia-Itália será composta por um presidente, 1º e 2º vice-presidentes, 1º e 2º secretários, que serão eleitos entre os membros da Frente em reunião a ser promovida pelo Parlamento Estadual, seguindo as normas regimentais. A presidência e coordenação dos trabalhos ficarão sob a responsabilidade do deputado proponente da resolução.
O projeto foi aprovado por todos os deputados presentes e segue para a sanção do Poder Executivo. Até o segundo turno das eleições, as sessões ordinárias acontecem apenas nas terças-feiras, às 15h.
A população pode acompanhar as sessões presencialmente, ou pelo canal da TV Assembleia, 7.2, ou ainda pelo canal no YouTube.