Publicada em 03/10/2024 às 14h05
Ji-Paraná – O segundo maior e mais importante município de Rondônia, Ji-Paraná, tem três candidatos a prefeito e, dois deles se destacam. A expectativa é de eleições das mais disputadas entre o prefeito Isaú Fonseca (UB) e o deputado estadual Affonso Cândido (PL), segundo pesquisas de opiniões realizadas nos últimos dias e empresas especializadas. Na última semana o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) esteve em Rondônia visitando vários municípios pedindo votos para candidatos a prefeito do seu partido e de siglas aliadas. E Ji-Paraná foi um deles, onde Affonso e Bolsonaro conseguiram reunir um grupo considerado de simpatizantes. Resta saber se a presença de Bolsonaro influenciou –ou irá– influenciar no resultado das urnas em favor do deputado.
Ji-Paraná II – Além de Isaú e Affonso também está na disputa o advogado Zenilton Felbek (Podemos), mas a disputa está concentrada no atual prefeito e no deputado estadual. Esta semana o prefeito Isaú Fonseca promoveu uma reunião-monstra com a participação do governador Marcos Rocha e do ex-senador Acir Gurgacz, presidente regional do PDT, partido que está fechado com o prefeito na sua busca por mais um mandato eletivo. Nas pesquisas realizadas antes da passagem de Bolsonaro por Ji-Paraná Isaú estava sempre à frente de Affonso, resta saber se a presença do ex-presidente influenciou ou não em favor do deputado-candidato. O eleitor de Ji-Paraná terá a oportunidade de optar pela continuidade do trabalho realizado por Isaú ou optar pela eleição de Affonso, que já foi vereador e presidente do legislativo municipal.
Vereador – Coordenador em várias campanhas políticas em Porto Velho, o empresário do ramo de veículos, Jefferson Magalhães é candidato a vereador pelo PDT na capital, cidade que ele conhece muito bem. Conhecedor profundo da realidade dos portovelhenses, Jefferson trabalha para se eleger vereador e tem o apoio do deputado estadual e segundo secretário da Assembleia Legislativa (Ale), Jean Mendonça (PL-Pimenta Bueno). Na campanha de 2022 Jefferson fez parte da equipe da ex-chefe de Gabinete da Ale-RO, Irma Fogaça, que hoje dirige o gabinete do deputado Jean Mendonça. Nas eleições de 2022, o grupo liderado por Irma Fogaça somou quase dois mil votos para Jean Mendonça, em Porto Velho, que foram fundamentais para sua reeleição.
Cultura – Estão abertas inscrições para o curso de Formação Complementar em Culturas Populares e Tradicionais do Pontão até o próximo dia 7. Interessados devem ser maior de 18 anos e acessar o link https://beatos.org.br/ead-rcpt/. O curso é gratuito, estão disponibilizadas 200 vagas com carga horária de 180 horas e encontros semanais às terças-feiras e quintas-feiras em horário noturno, de outubro de 2024 a maio de 2025. As aulas serão ministradas por duplas formadoras, integradas tanto por pesquisadores, educadores e gestores do campo, como também por mestres, mestras, lideranças comunitárias, artistas e lideranças de grupos do campo das culturas populares e tradicionais.
Apostas – Nos bastidores da política na capital o que mais se comenta, como não poderia deixar de ser na reta final das eleições municipais (prefeito, vice e vereador) do domingo (6). E não há como ser diferente, porque predominam as opiniões sobre se teremos ou não segundo turno em Porto Velho. Outras pessoas argumentam que o segundo turno é inevitável com Mariana garantida na dianteira e disputando com Léo, Célio ou Euma. Boa parte, acredita que Mariana seria eleita num segundo turno de forma “menos difícil” enfrentando Leo Moraes e “mais complicada” no caso de Célio Lopes, devido ao grupo de lideranças partidárias, que apoia o candidato do PDT. No caso de um segundo turno entre Mariana e Euma Mariana, ela estaria eleita sem muitas dificuldades, pois a candidata do MDB não teria condições de agregar outros partidos. O resultado? Somente no início da noite de domingo (6).
Respigo
Debate na noite de hoje (3) entre os candidatos a prefeito de Porto Velho na TV Rondônia (Globo). São sete concorrentes, mas somente seis, Mariana Carvalho (UB), Célio Lopes (PDT), Léo Moraes (Podemos), Benedito Alves (Solidariedade), Samuel Costa (Rede) e Euma Tourinho (MDB) estará debatendo +++ Ricardo Frota (Novo) ficará de fora, porque seu partido não tem cinco representantes no Congresso Nacional, como exige a Lei Eleitoral. O debate terá início, após a novela das 8h e terá como mediador o jornalista Júlio Mosquera, da Globo-Brasília +++ E o Flamengo passou à “duras penas” pelo Corinthians no jogo de ida, no Maracanã na noite de quarta-feira (2). O jogo de volta será no Neo Química Arena, às 16h do dia 20 e o Flamengo jogará por um empate +++ No outro jogo da fase semifinal o Atlético Mineiro venceu (2x1) o Vasco. No próximo dia 19, às 18h30 acontecerá jogo de volta e o time mineiro depende de um empate para se classificar para as finais.