Publicada em 11/10/2024 às 10h55
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi recebido pelo papa Francisco, no Vaticano, nesta sexta-feira (11). Os dois conversaram por 40 minutos em uma audiência privada e trocaram presentes e cumprimentos para fotos oficiais.
O Vaticano não forneceu detalhes sobre a conversa após o encontro, mas o ucraniano, em uma rede social, revelou que pediu ajuda do pontífice para garantir a libertação dos ucranianos mantidos em cativeiro pela Rússia.
"Estamos contando com a ajuda da Santa Sé para trazer de volta os ucranianos que foram capturados pela Rússia", disse Zelensky.
No final da reunião, Francisco presenteou Zelensky com uma obra de arte em bronze, com uma flor crescendo ao lado de um pássaro e a frase "A paz é uma flor frágil" inscrita.
O presidente ucraniano deu ao papa uma pintura a óleo mostrando uma criança em meio a ruínas na cidade ucraniana de Bucha, que foi ocupada pelas forças russas por 33 dias na primavera de 2022.
Após a audiência com Francisco, a segunda em quatro meses, Zelensky, que está viajando pelas principais capitais europeias para discutir seu proposto "plano de vitória" para a guerra com a Rússia, conversou com o principal diplomata do Vaticano sobre questões da "guerra, bem como as maneiras pelas quais ela poderia ser encerrada", segundo comunicado.
Em março, o papa desencadeou uma crise diplomática entre Kiev e o Vaticano ao apelar à Ucrânia para "levantar a bandeira branca e negociar".