Publicada em 29/10/2024 às 13h51
A “briga” por espaços políticos acabou em Rondônia com a realização das eleições em segundo turno em Porto, no domingo (27), que elegeu Leo Moraes (Podemos) prefeito. Agora o caminho é os prefeitos Hildon Chaves (PSDB) e o eleito, Leo discutir a transição de forma democrática e transparente.
A Hildon, que está no final do segundo mandato no comando do município, resta entregar uma das suas mais importantes obras, que é o Terminal Rodoviário, em fase de conclusão, e abrir as portas para o prefeito-eleito e sua equipe trabalharem a transição.
Durante os dois mandatos de Hildon não se teve denúncias de ações negativas, de corrupção, de perseguição política. Lógico que ocorreram problemas, mas foram solucionados de forma objetiva pelo chefe do Executivo municipal. Porto Velho é um município difícil de ser governado.
Ao prefeito-eleito cabe montar uma equipe homogênea, “casando” o trabalho político com o administrativo, porque administração pública é bem diferente da iniciativa privada e exige não somente conhecimentos técnicos, mas também políticos.
A administração pública não depende somente do Executivo, porque tudo passa pelo Legislativo (câmara de vereadores). Por isso, quando um prefeito é acusado de corrupção, os vereadores também estão inclusos, porque é obrigação deles fiscalizar, cobrar, apresentar projetos, indicações, proposições, elaborar leis, dentre outras atribuições.
É da maior importância que a transição, político-administrava, seja feita de forma democrática. As portas devem estarem abertas para a nova equipe que será formada pelo prefeito-eleito.
Veículos para os Conselhos Tutelares, Rondônia perde o jornalista João Vilhena, deputada palestra sobre câncer de mama
Veículos – O governador Marcos Rocha (União) e a primeira dama, Luana Rocha, titular da Secretaria de Estado de Ação Social (Seas) entregaram na última semana 58 veículos (caminhonetes) a 51 prefeituras a serem repassados para os Conselhos Tutelares dos municípios. As prefeituras abastecem e o Estado responde pela manutenção de os veículos em investimento anual pelo Estado em torno de R$ 4,1 milhões. Os conselhos, segundo Luana, terão mais condições de oferecer “um atendimento digno às crianças e adolescentes”, pois eles desempenham função essencial nas situações de violação de direitos e vulnerabilidade, promovendo a garantia de direitos, sendo essenciais para o atendimento de denúncias, tanto na cidade quanto na zona rural.
Luto – O jornalismo de Rondônia está de luto com a morte do jornalista, escritor, imortal da Academia de Letras de Rondônia Aparício Carvalho, João Vilhena, de Ji-Paraná. Vilhena foi correspondente de jornais (“O Guaporé”, “Alto Madeira”), fundador da TV Ji-Paraná, servidor da Assembleia Legislativa (Ale) de Rondônia e lançou 4 livros com destaque para Os Pioneiros, e Vila de Rondônia (hoje Ji-Paraná). Em 1990 lançou o semanário “Folha de Rondônia”, título que cedeu em 1999 para o empresário Pedro André de Souza, assassinado recentemente e traiçoeiramente em sua fazenda na Bolívia. A “Folha” foi um dos jornais mais importantes de Rondônia e predominava no interior. Matutino que ajudei a fundar e fui diretor responsável. Nossos sentimentos pela perda do amigo João Vilhena e condolências à Família. Que Deus o tenha!
Campanha – A disputa pela Prefeitura de Porto Velho, nas eleições deste ano, primeiro turno no dia 6 e o segundo 27, foi das mais agressivas. Nas três últimas décadas não tivemos eleições municipais tão conturbadas como as deste ano. Desde o primeiro turno que simpatizantes dos candidatos trocavam fake news com informações distorcidas sem o mínimo compromisso com a verdade, a realidade dos fatos, inclusive, órgãos de comunicação que “noticiavam” inverdades, e denúncias vazias como se fossem informações verdadeiras. As eleições passaram, mas as manchas permanecem. As agressões principalmente nas redes sociais foram muitas e certamente muita gente terá trabalho em justificar suas ações na Justiça, porque os processos têm solução de continuidade. Provocações, ofensas, hostilidades são dispensáveis na política. É o fim da rosca...
Câncer – A importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero foi motivo de palestra da deputada federal Sílvia Cristina (PP-RO) na Faculdade de Medicina Idomed, em Ji-Paraná. “Sempre reforço a importância da realização dos exames preventivos. É muito importante que nós, mulheres, cuidemos de nossa saúde. Prevenir é o melhor remédio. Quanto mais cedo identificar a doença, maiores as chances de cura e menor o tempo de tratamento, na maioria dos casos. Vamos nos cuidar, vamos nos prevenir”, disse Sílvia Cristina e alertou: "aos 33 anos, descobri o câncer de mama e sei o quanto é doloroso enfrentar essa doença terrível. Fui mutilada, mas fiz todo o tratamento e graças a Deus estou curada e dando meu testemunho, para encorajar que outras mulheres se cuidem, que façam os exames e busquem o tratamento, caso haja a presença do câncer".
Respigo
Após as eleições em segundo turno no domingo (27) e o Ponto Facultativo de segunda-feira com o Dia do Servidor Público, Porto Velho retoma sua rotina. A partir desta semana a Assembleia Legislativa (Ale), retoma sua normalidade e, as sessões plenárias, que estavam restritas às terças-feiras também ocorrerão nas quartas-feiras, assim como as reuniões das comissões permanentes +++ Importante que o prefeito-eleito Leo Moraes (Podemos) escolha uma Comissão de Transição com pessoas que tenham conhecimento político e administrativo. Leo não deverá ter muitas dificuldades, pois foi eleito praticamente sem a necessidade de se comprometer com grupos a ponto de não ter como selecionar os melhores para o processo de transição, que é da maior importância para o futuro +++ O Corinthians passou a duras penas pelo Cuiabá (0x1) na noite de segunda-feira (28). Venceu, deixou a zona de rebaixamento, mas apresentou um futebol bem abaixo de um time de tradição como o Timão +++ O Vasco fez o dever de casa e venceu (3x2) em São Januário o Bahia. Vencia por 3x0, sofreu dois gols e passou um sufoco para manter o resultado +++ Pela Libertadores o Atlético joga com o River Plate, na Argentina, a partir das 20h30. No jogo de ida, em Belo Horizonte o time mineiro venceu por 3x0 e pode perder até por dois gols de diferença.