Publicada em 14/10/2024 às 08h58
Na véspera do dia 12 de outubro, dedicado a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, um grupo de cerca de 100 pessoas levou 12 horas para cobrir a pé o trajeto de 45 quilômetros entre as cidades de Cabixi e Colorado do Oeste. O trajeto teve início às 18:00h do dia 11 e se encerrou por volta das 6:00h de ontem, na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Colorado.
A ideia dessa romaria nasceu em 2021, fruto da devoção do estudante Cleiton Cardoso e do professor Vagner Cechinel, que conversaram com o amigo Sadi Massarolli e, juntos, decidiram organizar a primeira peregrinação, que se tornaria uma tradição.
Em 2022, o sonho se concretizou com a participação de apenas 6 romeiros. A segunda romaria, realizada em 2023, mostrou um crescimento significativo, reunindo 15 romeiros e quatro carros de apoio, um sinal claro do fortalecimento da fé entre os devotos católicos. Segundo os organizadores, a peregrinação atraiu devotos de Cabixi, Colorado, Cerejeiras e Vilhena.
Ontem, a romaria foi marcada pela ausência de Sadi, um dos idealizadores do evento, que faleceu após sofrer um infarto enquanto jogava bola. “No entanto, honramos sua memória e seguimos em frente. Com grande emoção, reunimos cerca de 100 devotos de Nossa Senhora Aparecida, contando com diversos carros de apoio e até um ônibus para transportar os romeiros”, diz Cleiton.