Publicada em 09/10/2024 às 14h00
Eleições – Muitas especulações nos bastidores da política sobre a disputa em segundo turno entre os candidatos Mariana Carvalho (UB) e Leo Moraes (Podemos), que foram os mais bem votados em Porto Velho no domingo (6). Eles decidirão quem estará comandando o município de Porto Velho a partir de janeiro do próximo ano. Mariana teve o apoio de mais doze partidos, além de o União Brasil. Leo concorreu só com o Podemos, partido que ele preside no Estado. Havia um compromisso entre Leo e o presidente regional do PDT, ex-senador Acir Gurgacz, partido do candidato Célio Lopes, que ficou na terceira colocação, que caso um dos dois fosse para o segundo turno teria o apoio de quem ficou fora da disputa.
Eleições II – Mas não é bem isso, que está sendo comentado nas redes sociais. Inclusive que Célio Lopes já teria criado um grupo em rede social formalizando apoio a Mariana Carvalho. Como no mundo moderno em que vivemos a tecnologia é utilizada em praticamente tudo, inclusive na desinformação, não se sabe se o grupo (ou grupos) tendo Célio hipotecando parceria com Mariana e não com Leo sejam reais ou fake news, situação comum no mundo virtual de hoje. Como estamos no início da campanha em segundo turno, que é mais curta e agressiva, muitas informações e desinformações estarão ocupando espaços nas mídias sociais. Mas a expectativa é de que teremos eleições bem disputadas, inclusive com possibilidades de um deles vencer com larga margem de votos. Quem viver verá...
Estiagem – Membros da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e do Parlamento Amazônico (PA), presidido pelo deputado estadual Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná), Líder do Governo na Assembleia Legislativa (Ale) estiveram reunidos na manhã de terça-feira (7) em Brasília, para tratar da estiagem prolongada nos Estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia. O deputado Jean Mendonça (PL-Pimenta Bueno). Secretário de Relações Institucionais do PA participou da reunião, que discutiu a viabilidade de apoio aos municípios, que enfrentam dificuldades devido a longa estiagem. A seca este ano foi agressiva, longa, com queimadas criminosas contribuindo para agravar a situação da atmosfera, por isso a intervenção, oportuna, do Parlamento Amazônico.
Pesquisa – Quem está cm o sorriso de orelha a orelha é Juvenil Coelho, do Instituto Phoenix de Pesquisas de Rondônia, mas com atuação em vários Estados. Além de apresentar resultados prevendo segundo turno em Porto Velho, a Phoenix acertou em 21 municípios onde pesquisou a preferência do eleitorado para prefeito. Acertou em 17 municípios. Segundo Juvenil, a Phoenix iniciou os trabalhos com relação ao segundo turno em Porto Velho e que até o final da semana registrará a pesquisa na Justiça Eleitoral. E alerta o que decidirá as eleições na capital será a rejeição de os candidatos Mariana Carvalho (UB) e Leo Moraes Podemos), que terá muita influência nas eleições do dia 27 e, para onde migrará os votos dos candidatos, que foram rejeitados no primeiro turno.
Tecnologia – Inovando e demonstrando a preocupação com a segurança de quem viaja pelas estradas de Rondônia, o Tribunal de Contas (TC) está procedendo inspeção técnica nas rodovias do Estado. O trabalho de campo inspeciona a qualidade técnica dos materiais que integram o asfalto de uma rodovia, como foi feito na RO 460 de acesso a Buritis, no Vale do Jamari. Na ocasião foram extraídos “corpos de prova” (amostras) e enviados a análises laboratoriais para avaliar espessura, resistência e demais parâmetros técnicos, para que a obra atenda os padrões exigidos. É a primeira vez, que o TC-RO realiza o trabalho, uma garantia de segurança à população e se está sendo cumprido o que foi contratado. Importante o trabalho da equipe do presidente Wilber Coimbra.
Respigo
Aos poucos Rondônia vai retomando às suas condições climáticas, após passar um longo período de estiagem e de queimadas criminosas. O verão (seca durante meses) terminou a o inverno (chuvas durante meses) demorou a chegar +++ Nos últimos dias tem chovido com constância amenizando a situação, que estava insuportável devido a fumaça. Também está diminuindo as internações médicas devido a problemas pulmonares, situação que se agravava em crianças e pessoas com morbidade +++ Quem esteve na Assembleia Legislativa (Ale) na manhã de hoje visitando os gabinetes, inclusive o que será seu, pois ele assumirá em janeiro foi Eyder Brasil (PL). É que o deputado Affonso Cândido (PL) foi eleito prefeito de Ji-Paraná, terá que renunciar e, como Eyder é o primeiro suplente assumirá o cargo +++ Bastidores da política fervilhando em Porto Velho. A disputa é sobre o apoio dos candidatos que não chegaram ao segundo turno pela parceria no segundo +++ A disputa entre as lideranças é pelo suporte dos ex-candidatos Euma Tourinho (MDB), Samuel Costa (Rede), Célio Lopes (PDT) e mais sete partidos; Benedito Alves (Solidariedade) e Ricardo Frota (Novo).