Publicada em 23/10/2024 às 16h04
Como parte das comemorações e reflexões sobre o “Outubro Rosa”, mês de conscientização à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero, o governo de Rondônia realiza uma série de atividades, por meio das secretarias e demais órgãos estaduais. Na Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), por exemplo, as servidoras participaram, na segunda-feira (21), da palestra “Cuidado com a Saúde da Mulher – Prevenções ao Câncer de Mama”, com a enfermeira Nildethe Beltrão, quando foram orientadas sobre a importância do autoexame e exames complementares para o diagnóstico mais preciso e rápido da doença.
Na terça-feira (22), e nesta quarta-feira (23), a Seas reservou momento de beleza com as servidoras que manifestaram interesse em ser atendidas pelas turmas dos cursos de estética e cabeleireiro do programa estadual Vencer. O atendimento, feito no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Porto Velho, onde as aulas acontecem, contempla corte de cabelo, hidratação, coloração e escova, bem como revitalização facial com a turma de estética. A programação encerra no próximo dia 31, com um café da manhã e momentos de interação.
Para a titular da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social, Luana Rocha, trata-se de um momento importante para o compartilhamento de informações sobre os cânceres de mama e útero, principalmente sobre como prevenir-se, ao mesmo tempo em que elas têm a oportunidade de cuidar do cabelo e da pele como resultado do programa Vencer. “Aproveitamos para proporcionar às servidoras momentos de conscientização e de beleza, dando oportunidade, também, para as turmas dos cursos do Vencer colocarem em prática o que estão aprendendo”, afirmou.
INCLUSÃO PRODUTIVA
Com foco na inclusão produtiva, geração de emprego e renda e a erradicação da pobreza, o programa Vencer foi lançado neste ano pelo governo estadual, por meio da Seas. A proposta é promover o fortalecimento e a autonomia dos indivíduos e famílias mais vulneráveis em Rondônia, dando oportunidade de qualificação e capacitação profissional, gratuitamente, com a oferta de 45 cursos em 13 eixos diferentes.
O programa é destinado a pessoas com idade mínima de 16 anos, com registro no gov.br, inseridas no Cadastro Único (CadÚnico), com atualização nos últimos dois anos. Podem participar até duas pessoas por família e cada uma receberá auxílio temporário de R$ 200, por mês, durante um ano; e ao final do curso será entregue um kit profissional para começar a trabalhar.
As inscrições seguem abertas até 30 de novembro no Portal do Governo: www.rondonia.ro.gov.br/vencer.