Publicada em 31/10/2024 às 08h45
O Seminário Internacional da Educação, organizado pela Confederação Sindical de Educação dos Países de Língua Portuguesa (CPLP-SE), começou na terça-feira, 29 de outubro, em Fortaleza, reunindo cerca de 300 representantes de sindicatos, educadores e educadoras, além de pesquisadores e pesquisadoras de países de língua portuguesa e da América Latina.
O Sindicato das Trabalhadoras e dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (SINTERO) marca presença no evento, cujo tema é “Do local ao global, fortalecendo a educação pública e a organização sindical!”, destacando o papel dos sindicatos na defesa da educação pública.
Durante os dois dias de seminário, lideranças sindicais, incluindo representantes do SINTERO, participam de atividades sobre o fortalecimento da educação e a valorização das profissionais e dos profissionais da área, abordando questões como a escassez de professores e professoras e o financiamento adequado para a educação pública.
A participação do SINTERO reforça seu compromisso com a educação e o reconhecimento de educadores e educadoras, alinhando-se ao movimento internacional pela melhoria das condições para as trabalhadoras e trabalhadores da educação.
O evento também celebra os 25 anos da CPLP-SE e encerra-se nesta quarta-feira, 30, com a aprovação da Carta de Fortaleza, que definirá diretrizes conjuntas para fortalecer a educação pública e o movimento sindical em países de língua portuguesa.
A presidenta do SINTERO, Dioneida Castoldi, afirma que: “A atuação do SINTERO neste seminário é um passo a mais para promover a valorização de educadores e educadoras. Estamos aqui para defender nossos direitos, discutir as necessidades que enfrentamos e buscar soluções conjuntas. Este seminário é uma oportunidade ímpar de articular esforços e construir um movimento sólido em prol de uma educação transformadora.”