Publicada em 19/10/2024 às 10h50
O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) iniciou a implantação de um novo portal de internet (tjro.jus.br) neste sábado, 19 de outubro, com o objetivo de modernizar e otimizar o acesso aos serviços judiciais. Durante esse período de manutenção, o acesso ao sítio eletrônico do TJRO poderá sofrer instabilidade.
De acordo com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJRO, a mudança ocorrerá a partir do dia 19 de outubro, quando serão alterados os arquivos, com novo visual e funcionalidades atualizadas.
Por conta da possível instabilidade decorrente da modernização, a secretária de TIC, Ângela Carmen Szymczak, pede a compreensão de magistrados(as), servidores(as) e público em geral, posto que as mudanças têm o objetivo de melhorar a experiência do usuário dos serviços de internet do Judiciário estadual.
Novo Portal do TJRO
O novo portal, uma determinação do presidente desembargador Raduan Miguel Filho, resulta da colaboração entre equipes especializadas e vai facilitar o acesso aos serviços mais procurados. A plataforma será mais intuitiva e ágil, concentra informações e serviços, e reforça o compromisso do TJRO com a inclusão e a melhoria contínua no atendimento ao cidadão.
De acordo com a secretária, o Tribunal reuniu designers de interface, desenvolvedores e especialistas do TJRO para desenvolver a plataforma. “O site antigo cumpriu seu papel, mas, como os novos tempos, as expectativas também são maiores com relação às funcionalidades dessa ferramenta”, explica.
O resultado foi um site moderno e inovador, com navegabilidade facilitada, menos cliques, mais agilidade, acessibilidade e transparência”, afirmou a juíza Karina Miguel Sobral, presidente da Comissão Permanente do Sítio Eletrônico do TJRO. A magistrada destaca, ainda, que além de ser mais intuitivo, ágil e eficiente, o novo portal do TJRO atende aos requisitos do Ato Nº 1626, que implementou a Lei Nº 14.129, com foco nos serviços que os cidadãos mais procuram, concentrados num só lugar. O conceito de Governo Digital alia-se à rotina do TJRO de ter o foco de suas ações na ampliação do acesso do cidadão aos serviços da Justiça.
Com dados abertos, acessibilidade para pessoas surdas, cegas ou com baixa visão, o novo site busca propiciar um ambiente seguro para a transparência e o aperfeiçoamento da gestão pública.