Publicada em 07/10/2024 às 16h23
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TRE-RO) realizou uma avaliação positiva do Hospital João Paulo II, após fiscalização conduzida por uma equipe técnica do órgão. De acordo com o trabalho, o hospital apresentou boas condições em se tratando de equipamentos e uma escala organizada e regular. De acordo com dados da Sesau, foram 10 meses de trabalho para garantir a regularidade das escalas, incluindo aqueles em regime de sobreaviso. Além disso, a secretaria promoveu a normalização dos atendimentos, adequando o fluxo de atendimento e a gestão dos leitos.
A diretora do Pronto Socorro João Paulo II, Nathália Vitorino, destaca que a melhoria na gestão do atendimento e o diálogo constante com órgãos de controle, como o TCE-RO, foram fundamentais. "Hoje, ao chegar na unidade, o paciente passa por uma avaliação inicial feita por um médico. Se o perfil do paciente não for adequado para o Hospital João Paulo II, ele é direcionado de forma segura para a unidade especializada mais adequada às suas necessidades”, comentou.
Para o governador Marcos Rocha, esta constatação é fruto de uma série de ações que o Governo de Rondônia vem promovendo para otimizar os atendimentos na unidade de emergência do estado. "O Governo tem implementado diversas estratégias visando à melhoria do atendimento à população."
O Pronto Socorro conta com uma estrutura de 157 leitos fixos e mais 85 acomodações extras para situações emergenciais. Jefferson Rocha, secretário de Saúde, destaca que a Sesau tem implementado ações de contingência. “O planejamento de gestão tem transformado o Pronto Socorro João Paulo II em uma unidade de atendimento contínuo, desempenhando um papel essencial para a população, mesmo diante dos desafios diários na oferta de um atendimento eficiente e humanizado”, conclui o secretário.