Publicada em 20/11/2024 às 10h19
Procurador-Geral do Estado foi homenageado pelo presidente da Alero, deputado estadual Marcelo Cruz (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou na tarde desta terça-feira (19) uma comissão geral no Plenário Lúcia Tereza Rodrigues dos Santos para conceder o título honorífico de cidadão do Estado de Rondônia ao Procurador-Geral do Estado (PGE-RO), Thiago Alencar Alves Pereira. A homenagem foi uma forma de reconhecer os valorosos serviços prestados por Thiago à administração pública e ao desenvolvimento do estado.
A sessão, proposta pelo presidente da Alero, deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), foi formalizada através do Projeto de Decreto Legislativo nº 548/2024. Em seu discurso, Marcelo Cruz expressou sua satisfação em conceder a honraria, destacando a importância do trabalho do procurador-geral. “Fico muito feliz de ser o deputado em te prestigiar com essa honraria. Em virtude do seu trabalho, abrimos essa exceção para poder homenageá-lo durante a sessão”, afirmou o presidente.
A cerimônia contou com a participação de diversas autoridades, que enalteceram a atuação de Thiago Alencar. O Procurador-Chefe da Procuradoria da União em Rondônia, Pedro Sampaio Carvalho, ressaltou a importância do trabalho de Thiago na administração pública, destacando sua contribuição para a advocacia pública no estado. “Agradecemos pelos bons serviços prestados e pelo desempenho em prol da advocacia pública”, disse Carvalho.
O deputado estadual Laerte Gomes (PSD), líder do Governo na Assembleia, também destacou o legado do Procurador-Geral, especialmente seu papel como interlocutor entre os Poderes. “Thiago assumiu o cargo em um momento complexo e tem a sabedoria e o discernimento necessários para apaziguar e coordenar os interesses dos diversos setores, sempre com respeito ao cidadão, que é o verdadeiro patrão de todos nós”, declarou o deputado.
A cerimônia também contou com a presença do decano do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), desembargador Roosevelt Queiroz Costa, que exaltou a liderança de Thiago à frente da PGE, destacando seus avanços na instituição e sua atuação transparente e eficiente. “O título de cidadão honorário é o reflexo dos seus atos e da pessoa que você é, Thiago. Sua administração é um marco para o estado de Rondônia”, afirmou o desembargador.
Representando a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO), o advogado Diego de Paiva Vasconcelos frisou a importância da escolha de Thiago como cidadão honorário, afirmando que ele representa a história do estado e sua contribuição para a consolidação das instituições jurídicas. “Você é um de nós, Thiago. Sua trajetória é um exemplo de dedicação ao serviço público e à justiça”, completou.
O conselheiro Edilson Silva, representando o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), também parabenizou Thiago Alencar, destacando sua competência à frente da PGE e seu papel essencial na defesa dos interesses do estado. “O trabalho da PGE tem sido fundamental para garantir a segurança jurídica no estado. Dr. Thiago tem uma vasta carreira de serviços prestados e sua atuação tem sido sempre com espírito colaborativo”, afirmou o conselheiro.
Em sua fala, o Procurador de Justiça e diretor da Escola Superior do Ministério Público de Rondônia (Empro), Marcelo Lima de Oliveira, celebrou a escolha de Thiago para receber o título, destacando seu profissionalismo, paixão pelo que faz e sua dedicação em estabelecer diretrizes e políticas públicas eficazes. A Defensoria Pública da União (DPU), representada pela chefe da unidade em Rondônia, Jaqueline Guedes Marinho, também se fez presente para destacar a importância do procurador-geral na transformação do serviço público em justiça.
O deputado estadual Jean Oliveira (MDB) ressaltou que a concessão do título de Cidadão Honorário de Rondônia é um reconhecimento justo e merecido ao trabalho de Thiago, que tem contribuído significativamente para o desenvolvimento do estado. “Esse título é uma homenagem que faz justiça ao seu trabalho em prol de Rondônia”, afirmou o deputado.
Emocionado, o Procurador-Geral da PGE, Thiago Alencar, agradeceu a todos pela homenagem. "Me sinto emocionado porque eu digo que Rondônia me escolheu e presidente Marcelo Cruz receber o título de cidadão rondoniense coroa uma história. Receber este título é a coroação de uma história. Rondônia me escolheu e eu escolhi Rondônia, onde construí minha família e onde sou feliz. Quando o governador me convidou para ser o procurador-geral ele me pediu governabilidade. Não foi fácil, mas hoje eu aprendi que governabilidade, é ter a habilidade de se colocar no lugar do outro e criar facilidades para todos. Agradeço a todos por essa honra", disse Thiago.