Publicada em 04/11/2024 às 14h47
Cacoal está em alerta máximo contra a raiva animal, adotando medidas rigorosas de vigilância e prevenção desde a confirmação de casos da doença em morcegos no final de 2023. Com novos registros no início de 2024, o município intensificou o monitoramento e os protocolos de controle para proteger a saúde de animais e humanos.
A coordenadora de Vigilância em Saúde do município informa que Cacoal se destaca na coleta de amostras para diagnóstico de raiva em Rondônia, uma ação vital para a detecção precoce da doença. “Estabelecemos um fluxo de vigilância rigoroso e reforçamos os esforços com a confirmação de novos casos”, explica.
Como parte das iniciativas de prevenção, a vacinação anual de cães e gatos é essencial. O Dia D de vacinação contra a raiva ocorrerá no próximo sábado, 9 de novembro, em unidades de saúde e locais estratégicos, facilitando o acesso da população. É fundamental que todos os tutores levem seus animais para serem imunizados.
Além da vacinação, a Vigilância em Saúde mantém um protocolo de atendimento rigoroso para casos de mordeduras ou arranhaduras por animais suspeitos. O atendimento rápido e a conscientização da população são fundamentais para o sucesso das ações preventivas. A coordenadora enfatiza que a falta de vacinação pode acarretar penalidades para os responsáveis, reforçando a importância de manter a imunização em dia.