Publicada em 11/11/2024 às 10h17
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, promoveu aulas presenciais do Curso FIC (Formação Inicial e Continuada) de “Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente”, ofertado pela Escola de Conselhos de Rondônia. As aulas foram ministradas pela Professora Carla Góis durante os dias 21 a 25 de outubro de 2024.
O curso tem 120 horas e é ofertado na modalidade híbrida (50% presencial e 50% a distância). Durante as aulas, foram abordados estudos de caso que remetem a situações do dia a dia dos profissionais que atuam como conselheiros tutelares e outros profissionais que atuam em atividades vinculadas à Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os participantes puderam debater sobre as situações apresentadas, trocar informações sobre os temas abordados e buscar formas de atuar em cada caso. Segundo a docente, as aulas foram muito produtivas.
“Nas aulas presenciais, fizemos estudos de casos, cada um pôde compartilhar as suas dificuldades em cada município, pois cada um tem uma realidade. Todos os estudos de casos foram baseados na lei. Eles puderam expor suas realidades, foi uma conversa muito interativa. Percebi que os alunos estão motivados para os próximos meses. Para mim, foi um momento de experiência, crescimento e interação com os outros atores do sistema de garantia de direitos. A Escola de Conselhos é muito importante porque é uma capacitação continuada que pensa não somente em um ator do sistema de garantia de direitos, mas em todos os atores. Com isso, acaba capacitando toda a rede”, afirmou Carla Góis.
Para a aluna Deuzinete Souza de Menezes Domingos, conselheira tutelar no município de Jaru, a capacitação está sendo de suma importância. “As trocas de informações e de experiências estão agregando bastante conhecimento para nós, garantidores de direitos de crianças e adolescentes. As aulas são ministradas por uma pessoa experiente na área, ela tem uma visão diferenciada para nos passar com estudos de casos, experiências que vivenciamos no dia a dia do nosso trabalho. Estou conselheira tutelar no município de Jaru e para mim está sendo muito gratificante, honroso, enriquecedor para nosso currículo, experiência profissional, dia a dia”.
“Parabenizo a equipe do IFRO que abriu as portas da instituição para nos acolher e nos capacitar. Recomendo esse curso para os garantidores de direitos de crianças e adolescentes. Para mim, está sendo muito bom, tanto as aulas presenciais quanto as on-line, estamos aprendendo bastante. Muito obrigada por dar essa oportunidade a nós de Jaru e das cidades vizinhas”, destacou Deuzinete.
A segunda semana de aulas presenciais da turma está prevista para acontecer de 11 a 14 de novembro, também na sede do IFRO Campus Jaru.