Publicada em 06/11/2024 às 08h44
Com o tema CONMEBOL Copa América, foram realizados os Jogos Internos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru. Cada turma representou um país que participou da competição continental neste ano, nos Estados Unidos.
Os Jogos Internos ocorreram nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2024, e foram voltados aos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Promovidos pela Direção de Ensino do campus, contou com as modalidades atletismo, futsal, handebol, queimada, voleibol, xadrez e tênis de mesa. Todas as turmas dos cursos técnicos integrados competiram, sendo que alguns alunos competiram em mais de uma equipe e modalidade.
A abertura aconteceu no dia 16, no Ginásio Municipal Sebastião Mesquita, na cidade de Jaru. A cerimônia teve início com a entrada das bandeiras do Brasil, do estado de Rondônia, do município de Jaru e do IFRO. Em seguida, houve a entrada nominal das equipes, que aproveitaram o momento para festejar e exibir bandeiras que os representavam.
Após o momento de juramento dos atletas e dos árbitros, houve o revezamento da tocha, que percorreu vários espaços do ginásio, passando pelas mãos de alunos representantes de cada uma das equipes, até ser levada à pira olímpica, momento que entusiasmou as equipes e os demais presentes.
Ao final, houve os discursos do Diretor-Geral, Renato Delmonico, do Diretor de Ensino, Michael Marçal, da Professora Fabiana Silva, representando os docentes, e do Presidente do Grêmio Estudantil Robinson Schoaba, Fábio Luiz Montilha. Depois do encerramento da cerimônia, foi dado início às competições.
Futsal, xadrez, tênis de mesa e vôlei de praia foram as primeiras modalidades disputadas no primeiro dia, com jogos acontecendo no Ginásio Sebastião Mesquita (futsal) e no Campus Jaru do IFRO (demais modalidades), nas categorias masculino e feminino.
No segundo dia de competições, foi a vez do Atletismo, com provas de pista e de campo sendo disputadas no Estádio Municipal Leal Chapelão. Foram disputadas provas de corrida de 100m, 200m e 400m rasos, além dos arremessos de peso e de dardo. Nos esportes de quadra, houve disputa das modalidades handebol, queimada (com equipes mistas) e voleibol. No turno da noite, ainda houve continuação das competições de tênis de mesa e finalização das disputas do vôlei de praia. O último dia de competições foi dedicado à disputa das finais dos esportes de quadra e vôlei de areia.
Resultados
No vôlei de quadra, a equipe da Colômbia (3º ano do curso Técnico em Segurança do Trabalho) e do Chile (3º ano do Curso Técnico em Alimentos) sagraram-se campeãs nas modalidades masculina e feminina, respectivamente.
No handebol, a equipe do Uruguai (3º ano do Curso Técnico em Comércio) foi campeã na categoria masculina, enquanto a equipe do Canadá (2º ano do Curso Técnico em Alimentos) foi campeã na categoria feminina.
A modalidade Queimada teve como campeã a equipe da Jamaica (2º ano Técnico em Comércio). No futsal feminino, a equipe da Venezuela (2º ano do Curso Técnico em Zootecnia) foi a campeã e as competições se encerraram com a final do futsal masculina, tendo a equipe do Paraguai (1º ano do Curso Técnico em Comércio) vencendo na disputa por pênaltis contra a equipe do Uruguai (3º ano do Curso Técnico em Comércio).
No dia 22 de outubro, houve a entrega das medalhas e troféus aos campeões e artilheiros da competição no Campus Jaru. Destaque para a torcida da equipe do Paraguai (1º ano do Curso Técnico em Comércio), que ganhou o troféu de torcida mais animada.
Para a estudante Maria Eduarda Lima, atleta de voleibol pela equipe da Venezuela (2º ano do Curso Técnico em Zootecnia), “foi muito bom participar dos Jogos Internos este ano. A minha equipe não tinha time completo, mas queríamos jogar por ser nosso penúltimo ano. Foi um esforço muito grande da nossa equipe e jogamos bem. Fomos com alto astral para a quadra e conseguimos nos divertir. Este ano em particular me fez pensar sobre o quanto gosto de pertencer a esta turma do 2º ano de Zootecnia”.
O aluno do 1º ano do Curso Técnico em Comércio, Nathan Victtor Gomes, campeão no futsal masculino, destaca sua experiência na estreia dos jogos internos do Campus Jaru. “Para mim foi uma experiência única, muito divertido e ao mesmo tempo competitivo, um mix de emoções, mas, no final, o sentimento é de felicidade. Fiz vários amigos de turmas diferentes e socializei mais com os professores. Creio que o esporte é uma forma muito importante de conhecer uns aos outros, então, como atleta dos jogos internos do Campus Jaru venho falar que estou muito grato de ter participado desse evento e já estou ansioso para o ano que vem”.
Para a aluna do 3º ano do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, Amanda de Souza Paulo, que competiu na modalidade futsal, “os jogos interclasses são muito bons para criar boas memórias e também incentivar a prática de esporte, que é muito importante, esporte é vida e ajuda vidas. Eu participei dos jogos nos três anos e este foi meu primeiro ano como goleira no futsal, sempre treinei, mas nunca tinha jogado um jogo real”.
Sobre a organização dos jogos e importância de promover essa atividade dentro do calendário escolar, o Diretor de Ensino, Michael Marçal, relata que “os Jogos Internos são o evento mais aguardado do ano. Para nós da Direção de Ensino e profissionais de Educação Física é muito prazeroso poder organizar essas atividades e proporcionar mais momentos de esporte para os nossos alunos. De modo geral, o esporte proporciona diversão, momentos de disputa, mas, acima de tudo, é um momento de superação dos nossos alunos e de eles demonstrarem capacidade de trabalho em equipe e cooperativismo. Foi muito prazeroso ver a disputa que tivemos em todas as modalidades e que os jogos aconteceram de forma saudável para os nossos alunos. Foram três dias de intensas atividades e, acima de tudo, de muito compromisso e de sucesso os nossos alunos, que venham os Jogos Internos do Campus Jaru 2025!”.
Conforme o Diretor-Geral, Renato Delmonico, “os Jogos Internos do Campus Jaru são um marco essencial para promover o esporte, a vida saudável e a integração entre as turmas. Hoje, entendemos a educação como um processo que vai além das salas de aula, envolvendo ciência, tecnologia, eventos e o esporte como pilares para o desenvolvimento integral dos estudantes. Esses jogos não apenas estimulam o desempenho físico, mas também reforçam habilidades de trabalho em equipe, liderança e respeito, contribuindo para a formação de cidadãos preparados para os desafios globais”.