Publicada em 25/11/2024 às 16h23
Informações de bastidores indicam que o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB-RO) estaria com planos avançados para migrar ao Republicanos na próxima janela partidária. O movimento político teria como objetivo pavimentar sua possível candidatura ao governo de Rondônia nas eleições de 2026.
De acordo com fontes próximas ao parlamentar, Mosquini já teria alinhado sua filiação com o presidente nacional do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira, e estaria disposto a assumir a presidência regional do partido. Atualmente, o Republicanos em Rondônia é comandado pelo ex-vice governador Aparício Carvalho, pai de Maurício Carvalho, deputado federal pelo União Brasil, e de Mariana Carvalho, ex-deputada federal pelo mesmo partido.
A decisão de deixar o MDB também estaria vinculada ao cenário nacional. Mosquini, conhecido por sua postura crítica ao governo Lula, teria se incomodado com a aproximação do MDB com a base governista. Simpatizante das pautas de direita e próximo ao bolsonarismo, o deputado enxergaria no Republicanos um ambiente político mais alinhado com suas convicções e estratégias para 2026.
Mosquini já teria comunicado sua decisão ao senador Confúcio Moura (MDB-RO), liderança histórica do partido em Rondônia, que recebeu a notícia como parte do processo natural de reacomodação política no estado.
Com a possível mudança, o Republicanos fortaleceria sua posição no cenário político regional e abriria espaço para novas articulações com vistas às eleições estaduais.