Publicada em 23/11/2024 às 08h27
A importância de manter os estoques de sangue abastecidos para atender as demandas emergenciais durante o período de fim de ano; Seis novas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) entregues no estado, visando proporcionar mais eficiência e acessibilidade; Parceria estratégica com o Hospital Santa Marcelina amplia a realização de cirurgias eletivas; e lançamento de um novo programa de assistência social vai oferecer refeições matinais gratuitas às pessoas em vulnerabilidade. Confira mais sobre esses e outros destaques do governo de Rondônia desta semana.
DOAÇÃO DE SANGUE
Salvar vidas é um gesto que pode ser ampliado durante as semanas que antecedem às comemorações festivas de final de ano, período considerado o de menor estoque de sangue nos hemocentros. O governo de Rondônia está intensificando o convite à população para realizar doações, a fim de evitar potenciais desabastecimentos do insumo que tem grande demanda devido aos índices de vítimas de acidentes de trânsito, cirurgias eletivas que são feitas, e outras situações emergenciais.
DUELO NA FRONTEIRA
O Duelo na Fronteira, promovido pelo governo de Rondônia, tem se consolidado como um dos maiores eventos culturais e turísticos da região, trazendo impacto direto na economia local. Durante os dias do festival, Guajará-Mirim e cidades vizinhas registraram um aumento expressivo no fluxo de visitantes, gerando renda, emprego e oportunidades para comerciantes e prestadores de serviço.
INVESTIMENTOS CIRETRANS
Com o intuito de proporcionar melhorias nos atendimentos oferecidos aos cidadãos, o governo de Rondônia realizou a entrega de seis Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) nesta semana, nos municípios de Campo Novo de Rondônia, Monte Negro, Governador Jorge Teixeira, Alto Alegre dos Parecis, Alta Floresta d’Oeste e Nova União. Ao todo, são aproximadamente R$ 10 milhões investidos nas obras de reformas e construção das unidades.
PROGRAMA VENCER
Para garantir a efetivação de matrículas das pessoas que se inscreveram em um dos cursos do programa Vencer, mas não efetivaram a matrícula, o governo de Rondônia realiza, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), mais uma mobilização em todos os municípios contemplados com cursos do programa socioassistencial. A ação foi iniciada na segunda-feira (18), e segue até o dia 29 de novembro.
EDITAL PRECATÓRIOS
O governo de Rondônia lançou novo edital para realização de acordos diretos em precatórios, disponibilizando R$ 190 milhões para esse fim. O esforço busca proporcionar aos credores, uma maneira mais rápida e eficiente de receber seus créditos. O Edital_Acordo_direto_Estado_9_2024 foi lançado na segunda-feira (18).
SUPRIMENTOS COMUNIDADES
Mesmo com registros de chuvas em diversas regiões do estado nas últimas semanas, os reflexos da seca intensa que atingiu a região Norte, incluindo Rondônia, ainda geram transtornos à população, especialmente para aqueles que dependem dos rios para deslocamento. Em continuidade aos trabalhos para minimizar os impactos da estiagem, o governo de Rondônia deu início, na terça-feira (19), a uma nova fase da operação de entrega de suprimentos às comunidades isoladas do Alto e Baixo Madeira.
CIRURGIAS ELETIVAS
Com o intuito de reduzir as filas de espera por cirurgias, o governo de Rondônia firmou contrato com o Hospital Santa Marcelina para realização de procedimentos cirúrgicos eletivos nas áreas de ortopedia, cirurgia vascular, geral e urologia.
ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Para solucionar os problemas de abastecimento enfrentados pelas famílias do Residencial Cristal da Calama, na Zona Leste de Porto Velho, durante a crise hídrica que afetou o estado, o governo de Rondônia está realizando a perfuração de dois novos poços tubulares profundos para garantir a distribuição de água à comunidade por mais tempo. Os serviços são executados pela Companhia de Água e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd).
HOSPITAL DE GUAJARÁ-MIRIM
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elétricos, lógicos, de gases medicinais, térmicos e de combate a incêndios. Também está em fase de finalização, a execução dos sumidouros, o que garantirá a disposição final do esgoto tratado do hospital.
PROGRAMA PÃO NOSSO
Com a proposta de oferecer, por dia, 1.500 refeições matinais gratuitas e adequadas à população em situação de vulnerabilidade em Porto Velho, o governo de Rondônia realizou na quinta-feira (21), por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), o lançamento do edital de chamamento público para implementação do novo programa estadual denominado Pão Nosso.