Publicada em 27/11/2024 às 16h25
O 2º Encontro Estadual de Catadores de Materiais Recicláveis de Rondônia, promovido pelo governo do estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), reforça a importância da troca de conhecimentos e experiências que possibilitem que estes profissionais atinjam seus objetivos. Foi o que afirmou a secretária e primeira-dama, Luana Rocha, ao participar do evento nesta quarta-feira (27), em Porto Velho. O Encontro segue até as 18h, com roda de conversas para formulação de propostas que visam fortalecer a atuação dos catadores; e discussões sobre como os catadores podem se organizar e solicitar medidas eficazes para melhorar as condições de trabalho, acesso a recursos e reconhecimento.
A titular da Seas ressaltou ainda que, o governo está oferecendo oportunidades em todas as áreas, a exemplo deste encontro e do programa Vencer, que tem vagas prioritárias para os catadores. “Em dezembro serão entregues os kits contendo os equipamentos necessários para que os concluintes comecem a trabalhar em suas respectivas áreas. As inscrições para a etapa 2024 do programa terminam no próximo sábado (30)”, afirmou Luana Rocha.
Ao agradecer o incentivo do governo, a representante da Cooperativa de Rolim de Moura, Lucineide Silva, disse que o Encontro é uma oportunidade para que conheçam seus direitos e deveres, troquem ideias com os representantes de cada município, além de ampliar o conhecimento com as palestras ministradas por especialistas de outros estados.
A secretária da Seas destacou que o evento prioriza a conscientização sobre o valor dos catadores de materiais recicláveis, e ainda, que a sociedade também se conscientize sobre esse trabalho, que transforma o que seria material descartado, considerado lixo, em algo que pode ser reutilizado e comercializado. “O governo do estado está avançando cada vez mais em políticas púbicas, investindo em eventos como este Encontro, para que os catadores sejam capacitados, possam evoluir e ajudar os municípios na redução do volume de resíduos, transformando-os em algo de valor”, reforçou.
O encerramento se dará com a palestra “A Promoção da Reciclagem Inclusiva”, com Diego Alexander, de Minas Gerais; seguido da análise dos documentos com as propostas construídas nos grupos de trabalho.