Publicada em 19/11/2024 às 16h23
A cidade de Presidente Prudente, em São Paulo, recebe a partir desta terça-feira (19) a maior Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte) da América Latina. Com início às 9h no recinto de exposições Jacob Tosello, o evento reúne grandes nomes do setor, incluindo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que participa da cerimônia de abertura oficial às 15h.
O estado de São Paulo é destaque na pecuária brasileira, especialmente na região de Presidente Prudente, que abriga cerca de 1.600.000 bovinos e se beneficia de uma localização estratégica próxima ao Paraná e Mato Grosso do Sul.
Sérgio de Souza Ferreira, presidente do Fundo Emergencial de Febre Aftosa (Fefa/RO), e Julio Peres, presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), prestigiam a feira. Ambos ressaltaram a importância do evento para o fortalecimento da pecuária nacional.
“O evento mantém sua missão de fortalecer a pecuária nacional, consolidando o Brasil como líder na produção e exportação de proteína animal. Em um único ambiente, a Feicorte promoverá a integração entre conhecimento, tecnologia e sustentabilidade, oferecendo um espaço para o relacionamento entre os principais atores do setor”, destacou Sérgio Ferreira.
A programação da Feicorte conta com 45 palestras que totalizam 40 horas de conteúdo, além de seis leilões, exposições e julgamentos de mais de 500 animais de 10 raças bovinas. O público também poderá conferir degustações de produtos artesanais paulistas, desfiles de touros, demonstrações de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e o Fórum Feicorte, cujo tema é “A conta do boi”.
Novidades e lançamentos
A abertura oficial do evento contará ainda com anúncios relevantes, como o lançamento do Sistema de Identificação Individual e Rastreabilidade de Bovinos e Bubalinos (SIRBOV-SP) e a entrega de 502 títulos de regularização fundiária para produtores rurais pela Fundação Itesp.
O Fórum Feicorte abordará o tema central “A conta do boi”, explorando todas as fases do ciclo produtivo – da cria à comercialização – e estratégias para alcançar maior eficiência e lucratividade.
Julio Peres, presidente da Idaron, enfatizou a relevância da feira para o setor:
“Pecuaristas e criadores terão a oportunidade de conferir exemplares de alta qualidade, fruto de rigorosa seleção genética, promovendo o intercâmbio de conhecimento. Estarão presentes raças como Wagyu, Nelore, Guzerá, Caracu, Brangus, Santa Gertrudis, Senepol, entre outras.”
A Feicorte segue até o dia 23 de novembro, consolidando-se como um espaço de inovação e integração para a cadeia produtiva da carne.