Publicada em 29/11/2024 às 17h01
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), realizou, nesta sexta-feira (29/11), a primeira avaliação certificadora do Curso de Formação de Gestores Escolares.
O curso integra o Programa de Formação de Gestores Escolares (FGE), uma iniciativa pioneira do TCE-RO, por meio do seu braço pedagógico, a Escola Superior de Contas (ESCon).
O programa busca fortalecer as políticas públicas educacionais e aprimorar a gestão escolar por meio de capacitações, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica no estado.
Integra, portanto, o Plano de Gestão 2024/2025, especialmente quanto à diretriz de Indução para Efetividade das Políticas Públicas.
A certificação dos participantes, garantida por meio de acordo de cooperação firmado entre o TCE e a UNIR, é um meio de reconhecer as competências técnicas e comportamentais adquiridas durante o programa.
AVALIAÇÃO
Antes da avaliação, os participantes elogiaram a iniciativa do TCE, especialmente no que diz respeito às temáticas trabalhadas ao longo do curso, a forma de abordagem, os conteúdos que fizeram parte do processo formativo, a tecnologia utilizada, com disponibilização de vídeos e atividades.
Isso tudo para garantir, de fato, melhor performance aos alunos, quanto ao aprendizado.
Conforme a Presidência da ESCon, a formação alcançou o objetivo proposto: contribuir para uma gestão escolar efetiva, a partir do aprofundamento de temas, como gestão orçamentária, financeira, de pessoas.
De igual modo, quanto às políticas públicas e sua aplicação nas unidades escolares.