Publicada em 28/11/2024 às 16h05
O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), que abrange os estados de Rondônia e Acre, celebra seus 38 anos de serviços prestados à sociedade no dia 28 de novembro de 2024. A programação comemorativa ocorreu no edifício-sede do Tribunal, em Porto Velho (RO), com início às 9h (horário de Rondônia) e foi marcada por eventos que exaltaram a história e os avanços tecnológicos da instituição.
A solenidade foi aberta com o discurso da desembargadora e vice-presidente do TRT-14 Maria Cesarineide de Souza Lima exaltando os 38 anos de Tribunal. Após o discurso, foi realizado o ato cívico de hasteamento das bandeiras, acompanhado pela Banda da Polícia Militar de Rondônia, conhecida como “A Furiosa”. Durante o ato, a desembargadora do Trabalho Maria Cesarineide de Souza Lima, o servidor Éder Saturno e o colaborador terceirizado Sérgio Rodrigo Castro dos Santos participaram do hasteamento, simbolizando o compromisso do Tribunal com a cidadania e os valores democráticos.
Na sequência, houve a aposição de fotografia da desembargadora e vice-presidente Maria Cesarineide de Souza Lima, na galeria de presidentes do Tribunal, referente ao seu segundo mandato iniciado em 2020 e finalizado em 2022.
Entre os convidados presentes na solenidade estiveram a desembargadora do Trabalho Vania Maria da Rocha Abensur e o desembargador do Trabalho Shikou Sadahiro, ambos do TRT-14; o defensor público-geral Victor Hugo de Souza Lima, da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO); o procurador de Justiça Marcelo Lima de Oliveira, diretor da Escola Superior do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO); e Igor Sousa Gonçalves, procurador do Trabalho e procurador-chefe substituto do Ministério Público do Trabalho (MPT - RO/AC). Representando a Superintendência da Caixa Econômica Federal, esteve presente o Sr. Iris Ronan.
Exposição “Justiça e Tecnologia”
Durante as celebrações, foi inaugurada a exposição “Justiça e Tecnologia”, disponível ao público no Memorial do TRT-14 até o dia 2 de fevereiro de 2025. A mostra apresenta a trajetória do Tribunal com destaque para:
- Linha do tempo tecnológica: a evolução desde a criação do serviço de informática, em 1992, até os sistemas digitais que modernizaram e ampliaram o acesso à Justiça.
- Galeria de fotografias históricas: imagens que retratam momentos marcantes e homenageiam servidores que contribuíram para o legado do TRT-14.
- Inovação e eficiência: um espaço dedicado aos investimentos tecnológicos que garantiram maior agilidade processual, especialmente em regiões de difícil acesso.
Além das galerias de fotografias históricas, de equipamentos antigos e dos painéis dedicados a contarem a linha do tempo de inovação e eficiência tecnológica do Tribunal, a exposição trouxe o vídeo “Justiça e Tecnologia – 38 anos de TRT-14”, que narra os avanços e desafios da transformação digital na Justiça do Trabalho em Rondônia e Acre.
O vídeo, produzido especialmente para a ocasião, apresenta depoimentos do Desembargador do Trabalho Carlos Augusto Gomes Lôbo, da servidora técnica judiciária Christianne Araújo Mendonça e do servidor analista judiciário Robert Armando Rosa. Por meio de suas falas, o público é conduzido pelas etapas e adaptações enfrentadas pelo Tribunal ao longo dos anos, desde os primeiros computadores até os sistemas digitais avançados, revelando como a tecnologia impactou positivamente a melhoria dos serviços prestados à sociedade.
>> Assista o vídeo no canal do Youtube do TRT-14.
Encerramento com música e inclusão
Ao final, no sétimo andar do prédio-sede, servidores(as), magistrados(as) e convidados(as) foram agraciados com uma apresentação da Orquestra Villa-Lobos, composta por mais de 20 instrumentistas, entre jovens e adultos. Reconhecida como a única orquestra do estado de Rondônia, a Villa-Lobos é também um projeto social que promove a inclusão de pessoas de baixa renda por meio da arte, do ensino e da música, reforçando o papel transformador da cultura na sociedade.
Uma história de compromisso com a Justiça
Fundado em 1986, o TRT-14 iniciou suas atividades com oito juízes e hoje conta com 32 Varas do Trabalho, consolidando-se como referência em inovação e inclusão. O Tribunal se destacou também por suas ações itinerantes, que levaram atendimento a comunidades em locais remotos e de difícil acesso.
Outro marco importante foi a transferência para o atual endereço na Avenida Almirante Barroso, em Porto Velho, ocorrida no dia 28 de novembro de 1996, que simbolizou um período de modernização e crescimento institucional.
Um marco de modernização e inclusão
Em seus 38 anos de existência, o Tribunal da 14ª Região tem reafirmado seu compromisso com a eficiência, a inovação e a inclusão. As celebrações destacaram não apenas o legado histórico da instituição, mas também seu esforço contínuo para modernizar suas operações e ampliar o acesso à Justiça para todos os cidadãos.
Foto: Ana Lages