Publicada em 18/11/2024 às 08h15
O governo de Rondônia registrou de janeiro a setembro de 2024, 2.657 cirurgias ortopédicas e 3.088 procedimentos laboratoriais realizados no Hospital de Retaguarda de Rondônia (HR), em Porto Velho. A unidade, especializada em atendimentos de pacientes de baixa e média complexidade na Rede Estadual de Saúde, conta com 103 leitos de enfermaria adulta, 2 salas de estabilização, centro cirúrgico, núcleo de radiologia e uma equipe multiprofissional com 302 servidores.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a maior parte dos pacientes chega ao hospital, em sua maioria, vem do Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II, em muitos casos, por conta de acidentes de trânsito ou casos de violência. Dentre os meses de janeiro a setembro, abril foi o mês em que a unidade hospitalar realizou mais cirurgias ortopédicas e atendimentos laboratoriais, chegando a 339 cirurgias e 397 procedimentos.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou os avanços alcançados que proporcionaram alívio e recuperação para centenas de pessoas que necessitavam de cuidados especializados. “Os resultados demonstram o empenho da gestão estadual com a saúde pública, bem como, os investimentos em estrutura hospitalar moderna, bem equipada e com profissionais capacitados. Através das ações, conseguimos diminuir filas de espera, aumentar a oferta de procedimentos e, essencialmente, salvar vidas.”
Para o diretor-geral do Hospital de Retaguarda de Rondônia, Flori Menezes da Silva, as intervenções são fundamentais para atender à alta demanda de pacientes, principalmente vítimas de acidentes de trânsito que são frequentemente admitidas no Hospital João Paulo II com necessidades urgentes de tratamento ortopédico. ”Continuaremos trabalhando para reduzir o tempo de espera por esses procedimentos e, assim, contribuir para uma recuperação mais rápida dos pacientes”, salientou.
O secretário da Sesau, Jefferson Rocha, destacou o trabalho desenvolvido pela equipe médica, profissionais de enfermagem, e toda a infraestrutura realizada nas unidades hospitalares do estado. “Assim, conseguimos garantir o atendimento e um processo cirúrgico eficiente aos pacientes. Continuamos executando nosso trabalho e juntamente aos incentivos do governo no tocante ao melhoramento dos projetos funcionais para atender os rondonienses.”