Publicada em 06/11/2024 às 16h20
Participam do Seminário, 300 profissionais de todo o estado, entre professores, coordenadores pedagógicos, secretários municipais de educação, e superintendentes das 18 regionais de educação
Com objetivo de garantir a alfabetização dos estudantes das redes públicas estaduais e municipais até o final do 2° ano do fundamental, o governo de Rondônia está realizando nos dias 5 e 6 de novembro, em Porto Velho, o 1º Seminário Estadual de Política de Alfabetização de Rondônia, evento em consonância com o Programa de Alfabetização do estado (ProAlfa). Participam do Seminário, 300 profissionais de todo o estado, entre professores, coordenadores pedagógicos, secretários municipais de educação, e superintendentes das 18 regionais de educação.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Seminário fortalece e aprimora as políticas educacionais voltadas à alfabetização. “Com a iniciativa, o governo aprofunda a discussão sobre o processo de formação continuada dos profissionais que atuam na alfabetização, a partir dos desafios enfrentados no contexto educacional, conduzindo a educação no caminho do sucesso”, ressaltou.
Conforme o coordenador estadual do ProAlfa, Augusto de Souza Leite, em Rondônia, o programa tem como público-alvo; 43 mil alunos, do 1º e 2º ano do ensino fundamental; e o desafiador número de 8.800 estudantes, do 3º ao 5º ano, que ainda não estão alfabetizados, além de professores do 1º ao 5º ano, coordenadores pedagógicos e gestores escolares. “O nosso foco são alunos do 1º ao 5º ano, e já temos resultados com esse trabalho. Neste ano, o estado saiu da 19ª posição para o 5º lugar no ranking de crianças alfabetizadas, e ocupa o 1º lugar nacional no crescimento em alfabetização”, destacou.
Mais de R$ 700 milhões aplicados na rede municipal, de 2019 até 2023
A titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini, salientou que o ProAlfa visa ainda, fortalecer a alfabetização dos estudantes do 3°, 4° e 5° ano; elevar os índices de alfabetização, letramento e matemática em todas as etapas da educação básica; elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); contribuir para melhorias do Índice de Qualidade da Educação de Rondônia (Idero); e proporcionar formação continuada a professores do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, coordenadores pedagógicos e formadores do programa nas superintendências regionais de educação e redes municipais.
“O aluno precisa se alfabetizar na idade certa e precisamos capacitar, também, os professores formadores que são multiplicadores do conhecimento na rede municipal. O governo de Rondônia tem investido no regime de colaboração; foram mais de 700 milhões de reais aplicados na rede municipal, do ano de 2019 até 2023. A gestão estadual tem trabalhado no plano de futuro para melhoria da qualidade da educação em todo o estado”, ressaltou a secretária da Seduc.
PROGRAMAÇÃO
Diretor de formação do MEC, Lourival José Martins Filho
A abertura contou com a participação do diretor de formação do Ministério da Educação (MEC), Lourival José Martins Filho; da coordenadora-geral de alfabetização do MEC, Mônica Maria Silva de Souza; e do vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Paulo Curi Neto.
Após o discurso das autoridades e convidados, o momento foi de descontração com a apresentação do Grupo Troup Caprichoso, com a apresentação do espetáculo “O encanto do Boi Bumbá: Uma celebração da cultura popular”. A solenidade de abertura foi encerrada com a apresentação dos alunos do 1º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Branca de Neve, “Margarida Friorenta”.
Além da participação dos profissionais de educação do estado, o evento conta ainda, com a presença da titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini; da secretária-adjunta da Seduc, Débora Raposo; da presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Luslarlene Umberlina Souza Fiamett; e do deputado estadual, Cirone Deiró.