Publicada em 06/11/2024 às 10h22
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) celebrou nesta quarta-feira (6) a vitória de Donald Trump na disputa presidencial norte-americana.
Em uma rede social, Bolsonaro disse que o aliado venceu uma disputa "contra tudo e contra todos".
"Hoje, testemunhamos o ressurgimento de um verdadeiro guerreiro. Contra tudo e contra todos, Donald Trump voltará à presidência dos EUA [...]. Parabéns, meu amigo, por esta vitória épica", declarou Bolsonaro.
AO VIVO: acompanhe as atualizações sobre a eleição nos EUA
A vitória de Trump foi divulgada por volta das 7h35 desta quarta-feira. Conforme projeção da Associated Press, ele garantiu votos suficientes para um novo mandato como presidente dos Estados Unidos.
O resultado foi anunciado após ser atingida uma margem segura de votos em que não é mais possível que ele seja superado pela democrata Kamala Harris, ainda que a contagem de cédulas pelo país não tenha sido totalizada.
Antes mesmo de a Associated Press cravar que Trump estava eleito, durante a madrugada desta quarta no Brasil, Bolsonaro fez a postagem em homenagem ao aliado, diante das sinalizações que já indicavam que o republicano seria o vencedor.
A postura de Bolsonaro em relação à vitória de Trump foi diferente da que adotou quando o democrata Joe Biden foi eleito presidente em 2020. Na ocasião, o então presidente brasileiro só enviou a Biden uma mensagem com cumprimentos mais de um mês após a divulgação do resultado.
Em 2020, Bolsonaro declarou que preferia a reeleição de Trump, que acabou derrotado por Joe Biden. Já o político republicano apoiou o brasileiro em 2022.
Durante a primeira metade do seu governo, Bolsonaro apostou em uma relação próxima a Trump e de alinhamento aos EUA. Bolsonaro endossou em 2020 os argumentos sem provas de Trump sobre uma fraude na eleição americana.